Cartão Unitário 

cartao unitarioO cartão Unitário pode ser adquirido diretamente nas bilheterias. Esta é uma opção para quem utiliza o metrô eventualmente, pois permite apenas um crédito de viagem, com validade de até 150 (cento e cinquenta) dias.

Ocorrendo o vencimento da validade, o usuário poderá trocar o seu cartão nas bilheterias do Metrô-DF. O saldo pode ser consultado, a qualquer momento, nas leitoras de cartões dos guichês das bilheterias e nos totens instalados em todas as estações.

 


Cartão Flex

cartao_flexO Cartão Flex pode ser adquirido diretamente nas bilheterias. Não é retido no bloqueio e é levado pelo passageiro, além de permitir a recarga de créditos com validade de até 150 (cento e cinquenta) dias. Ocorrendo o vencimento da validade, o usuário poderá trocar o seu cartão nas bilheterias do Metrô-DF.

Com o cartão Flex, cada acesso é debitado o valor de R$ 4,75, que é relativo à tarifa diária de R$ 5,00 menos o percentual de 5%,  proporcionando a cada 20 viagens, uma (01) de graça. O saldo pode ser consultado a qualquer momento nas bilheterias e nos totens instalados em todas as estações.

O Cartão Flex permite a inserção de créditos pela internet. O saldo pode ser consultado a qualquer momento nas leitoras de cartões dos guichês das bilheterias e nos totens instalados em todas as estações.

Passo a passo para utilização do Cartão Flex:

1º – Adquira o cartão na bilheteria do Metrô-DF;
2º – Aproxime o cartão na leitora do bloqueio;
3º – Observe a mensagem “Bloqueio Liberado”, na cor verde;
4º – Guarde o cartão para uma próxima utilização;
5º – Siga viagem.

Para realizar Compra de Créditos do Cartão Flex, clique aqui.


Cartão Múltiplo

cartao multiplo 2O cartão múltiplo é adquirido mediante cadastro prévio, proporcionando mais conforto e segurança ao usuário, quando do seu extravio, permitindo recuperar o crédito existente, uma vez que o cartão está associado ao nome do usuário.

O Cartão Múltiplo permite a inserção de créditos pela internet.

O saldo pode ser consultado a qualquer momento nas leitoras de cartões dos guichês das bilheterias e nos totens instalados em todas as estações.

Para informações sobre o Cadastro do Cartão Múltiplo, clique aqui

Lembre-se: Após o preenchimento do formulário, é necessário entrar em contato com a Ouvidoria através do número 3353-7373 para informar a estação que deseja retirar seu cartão.

Para realizar Compra de Créditos do Cartão Múltiplo, clique aqui


Cartão Vale-Transporte

cartao vale transporte 2Para solicitar este cartão, o empregador deve realizar o cadastro e seguir os passos  a seguir. Deverá ser utilizado o navegador “Internet Explorer”. No final da página, clique no link “clique aqui”, ao lado de Cadastro;
Clique em “CADASTRE-SE” e complete as informações solicitadas:

1 – Após isso, seu cadastro será enviado para o nosso sistema e, posteriormente, você irá receber um e-mail com login e senha (evite cadastrar email pessoal, pois este e-mail será utilizado pelo sistema para contatos, compras, etc).

2 – De posse do login e senha, acesse novamente o site e cadastre seus funcionários (clique em “Funcionários/Cadastrar”);

3 – Clique em “Pedido de Cartão/Pedido por funcionário” e clique em “Confirmar” (este é o pedido de casco do cartão);

4 – O(s) cartão(ões) serão(ão) confeccionado(s) e liberado(s) para retirada (72 horas após o pedido);

5 – Após a confecção do cartão, o sistema irá associar a numeração aos funcionários (observar a correlação de numeração de cada funcionário para não haver erro no pedido de carga, nem na entrega do cartão);

6 – Realize o pedido de carga (Pedido de Carga/Novo Pedido);

7 – Emita o boleto (é necessário desbloquear janelas pop-up) e efetue o pagamento;

8 – Após o pagamento, a carga estará liberada em, no máximo, 48 horas úteis;

9 – A carga é realizada diretamente nos totens ou bloqueios instalados nas estações (carga a bordo);

10 – A validade do crédito do vale transporte é de até 120 (cento e vinte) dias. Apesar do vencimento do crédito, o usuário não perde esse valor. O portador do cartão deverá se dirigir à Divisão de Arrecadação  – FCAT (Complexo Administrativo e Operacional do Metrô-DF, Avenida Jequitibá, Lote 155 – Águas Claras), para o ressarcimento do crédito;

11 – Quando o crédito estiver disponibilizado no bloqueio ou totem das estações e o usuário não carregá-lo, em até 60 dias, esse crédito retorna à empresa na forma de desconto em pedidos futuros;

12 – Em caso de perda ou extravio, o bloqueio do cartão deverá ser realizado pela empresa, no site (opção “cartões” / “solicitar bloqueio”);

13 – A solicitação de 2ª via de cartão deverá ser realizada pela empresa, no site, 24 horas após o bloqueio (opção “pedido de cartão” / “pedido 2ª via”);

14 – Emitir boleto e efetuar pagamento;

15 – Custo 2ª via: R$ 10,00

16 – A 2ª via do cartão será confeccionada em até 72 horas após o pagamento.

Para informações sobre o Cadastro, clique aqui

Para realizar Compra de Créditos, clique aqui

 

Cartão Estudante

A partir de agora, os estudantes do Distrito Federal beneficiados com o Passe Livre Estudantil passam a ter acesso garantido ao metrô e aos ônibus utilizando um só cartão eletrônico. A medida, já em vigor desde o dia 02 de janeiro, é considerada um avanço tecnológico e uma conquista para os estudantes. Ela foi obtida graças à unificação do cadastro estudantil entre as estruturas do Metrô DF e do DFTRans.

Antes da mudança, os estudantes precisavam carregar cartões diferentes para ter acesso aos ônibus e metrô. Agora, com a unificação do cadastro, no momento em que for retirar o seu cartão nos postos do DFTRans, o estudante vai precisar apenas informar quais linhas de ônibus utiliza e se é usuário do metrô também. De posse dessa informação, os técnicos do DFTRans vão inserir no chip do cartão os dados necessários para que ele utilize os dois tipos de transporte sem qualquer problema.

A mudança no sistema fortalece e consolida também o benefício da integração. O sistema integrado permite que o usuário possa mudar de veículo até duas vezes, no mesmo sentido, no período de duas horas a contar do primeiro embarque, pagando apenas uma passagem.

Essa é mais uma demonstração de respeito do governo com a população do DF e, principalmente, com os estudantes. 180 mil estudantes são beneficiados com o Passe Livre Estudantil. Dois terços desse total são compostos por estudantes da Rede Pública de Ensino. O restante, pertence à rede privada.

A partir de agora, os estudantes das redes pública e privada só terão acesso ao sistema metroviário pelos bloqueios da SBA (antiga Fácil), que estão instalados nas estações. A documentação exigida para a retirada do Cartão de Estudante está prevista na Lei: carteira de identidade ou certidão de nascimento, 1 foto 3×4 atual, documento de identidade do responsável se for menor e, para quem trabalha, declaração do empregador que não recebe vale-transporte. Para mais informações, o estudante deve procurar um posto do DFTrans.

Confira, agora, onde está o posto do DFTrans mais perto de você!

Brazlândia: Administração Regional (Área Especial 4, Lote 1 – Setor Tradicional)

Ceilândia: Posto na Hora (Shopping popular – QNM 11 – Área Especial)

Gama: Posto na Hora (Gama Shopping – Área Central)

Galeria dos Estados: Área externa da Galeria (próximo a estação do Metrô)

Planaltina: Vale do Amanhecer ( Quadra 84, Lote 16 – Terminal 064 – Vila Pacheco)

Rodoviária do Plano Piloto: Estação Central do Metrô

Samambaia: QN 318 – cj. 2 (próximo a Americanas) e Gerência Regional (QN 431 – próximo ao Posto de Saúde nº 3)

Setor de Diversões Sul: Conic – Ed. Boulevard, subsolo

Sobradinho: Ed. Varanda Shopping (próximo à Feira Modelo)

Universidade de Brasília: Campus Dacy Ribeiro, (ICC Sul – sala B1, nº 239)

 


O Metrô perto de você

Nossos Serviços

Guia do Usuário

Dicas de utilização dos espaços do Metrô. Cuidados no embarque, vagões para mulheres e pessoas com deficiência.

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Ouvidoria

O Metrô-DF integra a rede de ouvidorias especializadas do GDF e está à sua disposição em prol de melhorias nos serviços.

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Guia do Ciclista

O transporte de bicicletas deve ser realizado no último carro do trem, não podendo exceder cinco veículos por viagem. Veja o guia.

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Achados e Perdidos

Objetos achados em quaisquer das estações ou trens do Metrô-DF são guardados no Posto Central.

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Rede Wifi

O Metrô do Distrito Federal vai disponibilizar, em abril, internet sem fio gratuita para os usuários em quatro estações.

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Gratuidade

Crianças com até 6 anos, idosos com idade igual ou superior a 65 anos, bombeiros.Veja gratuidade no Metrô

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Cartões

Confira todas as opções de cartões para quem utiliza o Metrô diariamente. Vejas as vantagens de ter um Cartão Flax.

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Atendimento Especial

Pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos de idade têm acesso livre ao transporte público.

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