MEMÓRIA

A história do Metrô-DF começou em janeiro de 1991, com a criação de um Grupo Executivo de trabalho e a elaboração dos primeiros estudos sobre o impacto ambiental da obra.



E

Em maio daquele ano, foi criada a Coordenadoria Especial, integrada por técnicos de diversas áreas do Governo do Distrito Federal, com a missão de gerenciar a construção do metrô de Brasília.

Em agosto, foi lançado o edital de concorrência que, posteriormente, classificou o Consórcio Brasmetrô para o fornecimento de bens e serviços necessários à implantação do projeto. O Consórcio Brasmetrô era formado, na época, pelas construtoras Camargo Corrêa, Serveng Civilsan, Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, além das fornecedoras de equipamentos elétricos Inepar e CMW, e a empresa TCBR, autora do projeto.

As obras foram iniciadas em janeiro de 1992 e, em dezembro de 1993, foi criada a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, com a missão de operar o novo transporte. Em outubro de 1994, os trabalhos foram paralisados. Dois anos depois, em maio de 1996, as obras foram retomadas.

Em janeiro de 1997, teve início o Programa de Viagens Experimentais, que teve como objetivo apresentar o novo sistema de transporte à população de Brasília. Em julho do mesmo ano, a Companhia do Metropolitano iniciou a convocação dos primeiros concursados, sendo a maioria encaminhada para treinamento no Metrô de São Paulo.

De agosto de 1998 a agosto de 1999, o Metrô-DF operou em regime de operação experimental, destinada a aprimorar o conhecimento prático dos responsáveis pela operação do sistema. A operação em definitivo teve início em 2001, com a inauguração do trecho que liga Samambaia a Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto.

Em 2006, iniciou-se a operação branca no trecho que liga Taguatinga a Ceilândia Sul, passando pela estação Centro Metropolitano. Em 2007, a operação neste trecho passou a ser comercial. No mesmo ano, recomeçaram as obras para levar o Metrô-DF até a estação terminal Ceilândia, localizada na Ceilândia Norte.

O ano de 2007 também ficou marcado pela ampliação do sistema metroviário. O horário de funcionamento das 16 estações operacionais da época passaram das 6h às 20h para das 6h às 23h30, o que resultou na ampliação do número de usuários atendidos.

No início daquele ano, eram 45 mil/dia. Ao final, o número tinha chegado a 100 mil/dia, com o sistema em funcionamento também aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.

A conclusão de 42 km de via ocorreu em abril de 2008. No dia 16 daquele mês, o GDF inaugurou as quatro estações restantes da Ceilândia: Guariroba, Ceilândia Centro, Ceilândia Norte e Terminal Ceilândia. No mesmo mês, entrou em operação a estação 108 Sul. Com os novos acessos, o Metrô-DF passou a atender 140 mil usuários/dia.

Foi ainda em abril que o Metrô-DF bateu recorde de usuários transportados em um só dia. No 48º aniversário de Brasília, em 21 de abril, o sistema atendeu 600 mil pessoas, entre 6h e 2h da manhã do dia 22.

A partir de 2008, a Companhia passou a trabalhar na complementação da linha prioritária. Foram iniciados os estudos técnicos para abertura de licitação para construção do trecho Asa Norte e expansão da via em Samambaia e Ceilândia. Atualmente, o Metrô-DF atende até 160 mil usuários/dia.

Datas históricas do Metrô-DF

15/05/1991 – Criação da Coordenadoria Especial do Metrô-DF

06/01/1992 – Assinatura do contrato entre o GDF e o Consórcio Brasmetrô

07/01/1992 – Início das obras do Metrô-DF em Samambaia

07/08/1993 – Chegada do primeiro trem em Brasília (Série 1000)

15/12/1993 – Criação da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

27/03/1994 – Início das viagens programadas – Samambaia/EPIA (Estação provisória) – 17Km]

Out/1994 – Declaração pública de suspensão temporária das obras do metrô pelo GDF

Maio/1996 – Retomada das obras pelo novo Governo do DF

03/12/1997 – Entrada do primeiro trem nas linhas do Metrô-DF

Jan/Ago/1998 – Viagens programadas no trecho Samambaia/Epia e posteriormente no trecho Samambaia/Praça do Relógio/Asa Sul – 22,5Km

17/08/1998 – Início da Operação Branca – Samambaia/Praça do Relógio/Asa Sul – 22,5Km

01/09/1998 – Início da operação Túnel Asa Sul

12/10/1998 – O Centro de Controle Operacional passa a funcionar 24h por sete dias/semana

Out/1998 – Paralisação das obras devido ao esgotamento dos recursos do BNDES

13/08/1999 – Paralisação da Operação Branca

Out/1999 – Retomada das obras

15/12/2000 – Primeiro trem chega à Estação Central

31/03/2001 – Reinício da Operação Branca – Samambaia/Praça do Relógio/Central – 30,4Km

24/09/2001 – Início da operação comercial – Samambaia/Praça do Relógio/Central – 30,4Km

05/02/2002 – Inauguração da Estação Arniqueiras

05/02/2002 – Abertura da Estação Samambaia Sul para a Operação

11/05/2004 – Inauguração da Estação Concessionária

04/07 a 20/07/2006 – Viagens programadas no trecho Ceilândia Sul/Praça do Relógio – 5,6Km

24/07/2006 – Início da Operação Branca no trecho Ceilândia Sul/Praça do Relógio, com abertura ao público das estações CES e MET, às 13h.

18/04/2007 – Fim da Operação Branca no trecho Ceilândia Sul/Praça do Relógio, às 13h

18/04/2007 – Início da Operação Comercial no trecho Ceilândia Sul/Praça do Relógio, com abertura ao público das estações CES e MET, às 13h.

23/04/2007 – Expansão do horário comercial das 6h às 23h30

04/08/2007 – Início da Operação Comercial aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h, com sete trens operacionais durante todo o horário operacional

03/03 a 10/04/2008 – Testes no trecho de Guariroba à Estação Terminal Ceilândia

12/04/2008 – Inauguração da Estação 108 Sul

16/04/2008 – Inauguração do trecho de Guariroba à Estação Terminal Ceilândia

09/05/2009 – Inauguração da Estação 112 Sul

04/06/2009 – Inauguração da Estação 102 Sul

10/05/2010 – Inauguração da Estação Guará

03/07/2010 – Expansão do horário comercial aos sábados, passando a ocorrer das 6h às 23h30

Jun/2010 a Mar/2011 – Recebimento dos trens Série 2000

18/08/2010 – Início da operação dos trens Série 2000 (T-21)

02/12/2012 a 30/09/2013 – Operação Experimental em ATO

01/10/2013 – Início da Operação Comercial em ATO


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