Ouvidoria

O METRÔ-DF integra a rede de ouvidorias especializadas do GDF e está à sua disposição em prol de melhorias nos serviços.


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O Metrô quer ouvir você

Cidadão, este espaço é seu! Utilize o seu direito de colaborar com o Governo do Distrito Federal e registre sua manifestação. Você pode registrar uma reclamação, denúncia, sugestão, elogio, solicitação e pedido de informação.

Você pode registrar uma reclamação, denúncia, sugestão, elogio e informações de caráter geral sobre serviços da administração pública, tais como horários de funcionamento, números de telefone, endereços, entre outras.

As ouvidorias do Governo do Distrito Federal estão à sua disposição para juntos construirmos uma cidade melhor para todos.

Opções de contato – internet, telefone e presencialmente – escolha a melhor forma e faça seu registro.

Agora o serviço de ouvidoria conta com novo sistema para registro e acompanhamento de manifestações, o OUV-DF.

Foram realizadas melhorias para oferecer mais facilidades e informações para você. Clique aqui

A ouvidoria do Metrô-DF integra a rede de ouvidorias especializadas do Governo do Distrito Federal e está à sua disposição em prol de melhorias nos serviços prestados pelo Metrô-DF.

Faça valer seu direito de cidadão, através das várias opções de contato – internet, telefone, formulário de sugestão/reclamação e presencialmente – escolha a melhor forma e faça seu registro. Participar é um direito seu!

Perfil da Ouvidora
Formada em Análise de Sistemas, com Pós-graduação em Gestão de Pessoas e RH e Pós-Graduação em Gestão Metroferroviária, Flávia Xavier Araújo é a atual Ouvidora do Metrô-DF. Empregada da empresa desde 2010, Flávia Xavier é piloto, tendo atuado antes como Supervisora Setorial Técnica, Administrativa e de Treinamento na Divisão de Tráfego – OPTR, no Departamento de Operação antes de chefiar a Ouvidoria.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO METRÔ-DF

SEGUNDA A SÁBADO

De 6:00h às 23:30h

DOMINGOS E FERIADOS

De 7:00h às 19:00h


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA OUVIDORIA

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

De 7:00h às 19:00h


WhatsApp da Ouvidoria 

Os usuários do Metrô-DF contam, com mais um canal para estreitar a comunicação com a Companhia. É o WhatsApp da Ouvidoria. A idéia é que as pessoas usem o aplicativo para registrar manifestações como sugestões, denúncias, reclamações, elogios, solicitações e pedidos de informações sobre o serviço prestado pela empresa, que serão respondidas no horário de expediente do órgão. O contato é realizado por meio do número: (61) 99265-1178, que não recebe ligações, apenas mensagens de texto.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados no país. Ele agrega à função de SMS vários recursos de redes sociais ou de mensageiros antes restritos aos computadores pessoais e está presente na maioria dos smartphones.

De acordo com o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, o aplicativo para smartphones tem sido usado cada vez mais pelos órgãos públicos como ferramenta de interação com o cidadão. O destaque é a praticidade oferecida pelo aplicativo.


“O usuário do Metrô-DF vai poder, em alguns casos, ter retorno em tempo real das manifestações enviadas por ele sobre os serviços prestados pela Companhia”, completou Dourado.

Os demais canais de comunicação com a Companhia continuam à disposição dos usuários, de acordo com o horário de atendimento da Ouvidoria, que é das 9h às 17h30. Além do atendimento via WhatsApp, o cidadão pode registrar reclamação, denúncia, sugestão, elogio, solicitação e pedido de informação por meio do telefone 162 (Ouvidoria Geral do GDF) ou clique no banner abaixo:

Registre sua manifestação - 1-publicar

Perguntas e Respostas

QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO METRÔ?

- De segunda-feira a sábado de 06h às 23:30

– Domingos e feriados de 07h às 19h

QUAL A TARIFA

A tarifa do Metrô é R$ 5,00.

QUAL O INTERVALO ENTRE TRENS?

A operação do METRÔ-DF obedece a intervalos regulares entre os trens, variando de 3min30 a 22min30, dependendo da estação, do dia e do horário.

ACHADOS E PERDIDOS

Para informações sobre objetos ou documentos perdidos, a consulta poderá ser realizada pessoalmente, no Posto Central de Objetos Achados e Perdidos, situado na estação Galeria, ou via telefone (61)3353-7337, ambos os serviços estão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h.

GRATUIDADES

- Crianças até cinco anos de idade

– Idosos a partir de 65 anos

– Policial e Bombeiro Militar do distrito federal, fardado ou mediante a apresentação de documento de identificação funcional.

– Estudante, o beneficio de passe-livre estudantil é obtido mediante cadastro junto ao DFTrans, que após deferimento do pedido, emitirá cartão especifico a esse fim.

– Passe-livre PNE, o beneficio de passe-livre para pessoa com necessidade é obtido mediante cadastro junto ao DFTrans, que após deferimento do pedido, emitirá cartão especifico a esse fim.

INFORMAÇÕES SOBRE CARTÕES DO METRÔ-DF

O Bilhete Único é mais um benefício do Governo do Distrito Federal para a população. Com ele o usuário pode utilizar o METRÔ, o ônibus e realizar a integração no Sistema de Transporte Público Coletivo de Brasília. Além disso, os créditos podem ser adquiridos nas estações do METRÔ, nos postos do DFTrans, nos terminais do BRT e também pela internet.

Cartão + Brasília Cidadã – O cartão +Brasília Cidadã é destinado a todos os usuários do transporte público (ônibus e METRÔ), que já utilizam ou querem utilizar o sistema de integração e com ele garantir + agilidade, + segurança e + economia em suas viagens.

+Brasilia Cidadã

 

Para adquirir este cartão, o cidadão poderá comparecer em um dos 20 postos de atendimento espalhados pela cidade (confira os endereços dos postos) com RG e CPF. No ato da retirada do cartão é necessário apresentar os documentos de identificação pessoal e realizar uma carga mínima de crédito no valor de R$ 10.

E o cartão poderá ser recarregado pela internet, através do site do Bilhete Único ou em um dos 33 postos de recarga.

Saiba mais sobre o Bilhete Único de Brasília através do portal http://www.bilheteunicodebrasilia.df.gov.br/

 

O saldo pode ser consultado a qualquer momento nas bilheterias em todas as estações.

Flex – O Cartão Flex deve ser substituído pelo cartão +Brasília Cidadã assim que os créditos acabarem! Não são feitas mais recargas neste cartão.

Unitário – O usuário do nosso sistema pode optar pelo uso do cartão unitário, porém, este deve ser adquirido no ato da viagem e somente uma unidade por compra.

REEMBOLSO DE CREDITOS

Em caso de desistência de uso dos cartões o ressarcimento do valor contido poderá ser requerido através das bilheterias das estações

BANHEIROS / BEBEDOUROS

O entendimento das operadoras de transporte metroviário de que a oferta de sanitários públicos, mediante acesso amplo, irrestrito e no interior das estações, compromete a segurança do usuário.

Nesse sentido, lembramos que o sistema de natureza metroviária, ou seja, de alta capacidade por composição, apresenta como características intenso fluxo de passageiros, rápido embarque/desembarque e pequeno intervalo de oferta, não possuindo à sua disposição equipamentos de monitoramento, vistoria e escaneamento nas linhas de bloqueio(catracas), tal qual um aeroporto. No caso de sanitários, não há, também, como prever qualquer dispositivo interno de controle e visualização remotos, como o CFTV, uma vez que fere garantias individuais.

TRANSPORTE DE BICICLETAS

O transporte de bicicletas é permitido e deve ser realizado no último carro do trem.

TRANSPORTE DE ANIMAIS

O transporte de animais no METRÔ-DF é proibido de acordo com o Inciso XXIV do Artigo 15 do Decreto nº 26.516, de 30 de dezembro de 2005 – Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança do METRÔ-DF, que versa:

Art. 15 – É proibido nos trens e dependências do METRÔ-DF:

XXIV – Transportar animais, exceto cão-guia para portadores de deficiência visual.

INTEGRAÇÃO

A integração tarifária consiste em proporcionar desconto na tarifa aos usuários que realizarem viagens utilizando um ou mais modais de transporte. O usuário pode fazer até dois transbordos no mesmo sentido em período de duas horas, pagando uma tarifa única total de R$ 5. O benefício vale entre qualquer tipo de ônibus do sistema e o metrô. A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus e em terminais rodoviários do DF.

Integração

EXPANSÃO

Encontra-se em andamento projeto de expansão do sistema que prevê a construção de cinco novas estações. Serão duas novas estações em Ceilândia, duas novas estações em Samambaia e a primeira estação da Asa Norte, localizada nas proximidades do Setor Comercial Norte (SCN) até a altura do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

 

Última atualização em 16/08/2018