PERFIL DO PRESIDENTE

Perfil do Presidente 

perfil_marcelo1O diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, é baiano de nascimento, mas brasiliense de coração. Costuma dizer a respeito de si mesmo que é o resultado da mistura de índio Pataxó com sangue Espanhol da Catalunha. Ele chegou à cidade ainda com um ano de vida. Isso explica sua paixão pela capital do país e seu empenho em ver transformada a mobilidade urbana de todo o Distrito Federal. Aos 56 anos e idealista por natureza, está determinado em ampliar as linhas e estações do metrô e em tirar do papel o Veículo leve Sobre Trilhos (VLT).

Formado em História pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Administração Pública (políticas públicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diplomado em Língua Inglesa pelas Universidades de Michigan (USA) e Cambridge (UK), apaixonou-se cedo pelas salas de aula e começou sua carreira profissional como professor.

Foi diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), cargo que ocupou por quase três anos. Se empenhou no projeto do Governo Federal de erradicação da miséria, assim como em projetos de infraestrutura, logística, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável para o Centro-Oeste.

Tem vasta experiência de trabalho na área legislativa, foi assessor e chefe de gabinete da Câmara Legislativa do Distrito Federal e coordenador político da Liderança do Partido Socialista Brasileiro na Câmara dos Deputados.

Casado desde 93 com Márcia Roberta, por quem se apaixonou quando ela foi sua aluna, ele é pai coruja de quatro meninas e um menino: Isadora, Tatiana, Gabriela, Gabriel, Maíra e Além de se dedicar à família e ao Metrô-DF, Marcelo também se dedica ao esporte. Ele é maratonista há mais de cinco anos e foi incentivado por colegas que praticam a atividade. “Depois que participei da minha primeira corrida não parei nunca mais”, brinca.

Marcelo Dourado já foi Secretário de Turismo do GDF, é torcedor doente do botafogo e apaixonado por MPB e Rock & Roll. É fã de Lenine, Milton Nascimento e Paralamas do Sucesso.

É frequentador assíduo do Pontão do Lago Sul e Parque da Cidade, mas o seu principal hobby mesmo é tocar violão, ler bons livros e fazer trilha de Jipe.

Sobre Brasília, ele poetiza:

A amplitude dos espaços urbanos, o céu de Brasília é o nosso mar, o verde da cidade, a vegetação nativa do cerrado (os Ipês), a concepção urbanista e os traços revolucionários de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a beleza do Lago Paranoá, a composição multirracial e cultural do Brasiliense. Meus filhos nasceram em Brasília. Não troco este Planalto Central por nada e peço a Deus para morrer aqui e que minhas cinzas sejam espalhadas nas raízes de um Ipê Amarelo. Te Amo Brasília! Capital da Esperança.”


 


DIRETORIA DO METRÔ-DF

Gustavo Andrade

Diretoria de Administração

Gustavo Andrade é formado em Economia e Análise de Sistemas. Natural de Niterói, Rio de Janeiro, está em Brasília desde 1960. Atuou na área de infraestrutura aeroportuária quando trabalhou na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), além da iniciativa privada, no setor de Turismo, tendo sido responsável por diversas ações que colocaram a capital federal em destaque no trade turístico nacional e internacional. Com ampla experiência nas áreas administrativa e de gestão, em 2001 foi agraciado como Cidadão Honorário de Brasília.

Daniela Diniz

Diretoria Técnica

Arquiteta e Urbanista do Metrô-DF desde 1998, sendo responsável pelo ensino de projetos de arquitetura de transportes e de urbanismo associado a eixos de transportes de média e grande capacidade. Obteve a graduação, mestrado e doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. É autora e co-autora de projetos de arquitetura das recentes estações de metrô da Asa Sul e do Guará. Recebeu menção honrosa em Bienal de Arquitetura pelo projeto de arquitetura de edificação para o centro administrativo do metrô em Águas Claras.

Gilberto Pompilio

Diretoria Financeira e Comercial

Foi Analista de Planejamento e Orçamento na Secretaria de Orçamento Federal de 1991 a 2008, onde exerceu os cargos de Chefe de Serviço, Chefe de Divisão, Coordenador responsável pela consolidação do orçamento de Pessoal e Encargos Sociais e Gerente de Projeto responsável pelo Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR). Foi Coordenador Geral de Orçamento e Finanças no Ministério da Integração Nacional. É bacharel em Ciências Biológicas pela UnB, tem especialização em Gestão Econômica do Meio Ambiente na UnB e créditos do Mestrado em Economia da UnB.

Carlos Alexandre

Diretoria de Operações

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e tem Mestrado em Transportes – Ênfase em Planejamento de Transporte Urbano pela UnB (2005). Foi Coordenador da Divisão de Via Permanente e Edificações do Metrô de 1998 a 2001, Chefe da Divisão de Oficinas de 2001 a 2003, Chefe da Divisão de Material Rodante de 2003 a 2004, Consultor da Diretoria Técnica de 2004 a 2008, Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia de 2008 a 2014 e Engº Mecânico do Departamento de Projetos de 2014 a 2015;