play game istanbul evden eve nakliyat firmaları nakliye şirketlerievden eve nakliyat - agario agario - sohbet hattı sex hikayeleri
Tipobet tipobet e yeni giriş - Tipobet tipobet mobil giriş - te turco - - 1xbet giriş

Correição

Os usuários, cidadãos e empregados da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) podem fazer denúncias à área de Correição da empresa por meio dos seguintes canais:

Canais de denúncias

» Email
Através do e-mail correicao@metro.df.gov.br
O empregado ou qualquer outro cidadão poderá fazer o encaminhamento de denúncias à Correição.

» Através do SEI-GDF
O empregado deverá encaminhar documento com destino a unidade de Correição.

» Presencialmente na sala da Correição
O empregado poderá comparecer a sala da Correição e denunciar qualquer irregularidade de que tiver conhecimento a qualquer um dos membros da Correição, devendo seu relato ser reduzido a termo e assinado.

» Carta escrita
O empregado ou qualquer cidadão poderá fazer carta de denúncia que poderá ser entregue a qualquer um dos membros da área de Correição ou no protocolo da Companhia, em envelope lacrado ou não, tendo como destinatário a área de Correição.

» Através dos Canais da Ouvidoria
O empregado ou qualquer cidadão poderá utilizar os canais da Ouvidoria, bastando que seja solicitado que tal manifestação seja direcionada a Correição.

Elementos para uma denúncia bem fundamentada

Por escrito
A denúncia precisa ser sempre reduzida a termo, ou seja, precisa ser feita por escrito, em papel ou sistema eletrônico.

Fato Objetivo
A denúncia deve se tratar de um fato concreto e bem definido que possa ser verificado durante as investigações.

Descrição detalhada (incluir provas e indícios)
Apresentar o maior número de informações sobre o fato, a exemplo da data e local da irregularidade, número de processo, contrato, valores, testemunhas, onde podem ser obtidas as provas, etc. Sempre que possível, anexar documento, imagem ou gravação que possa comprovar a denúncia.

Verificar se é mesmo infração correcional
A conduta deve estar associada ao exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo público em que se encontra investido e configurar suposta irregularidade funcional.

Dados dos envolvidos (agentes públicos e empresas)
Mencionar os agentes públicos e empresas envolvidas na irregularidade. Informar dados como nome, cargo e área de lotação dos agentes.

Se for agente político, enviar para o MP
As corregedorias e comissão disciplinares dos órgãos não tem competência para a responsabilização de agentes políticos. Nestes casos a denúncia deve ser encaminhada ao Ministério Público.Agentes políticos: governador(a), vice-governador, secretário(a) de governo e diretores de empresas públicas.

IDENTIFICAÇÃO
As denúncias podem, ou não, conter a identificação e o endereço do denunciante. Sendo que caso o enunciante se identifique e não queira que seus dados constem no processo, basta registrar a vontade de se manter em sigilo.

Em todos os casos antes da instauração de sindicância ou de processo disciplinar, a Correição fará o juízo de admissibilidade, verificando se há indícios mínimos de sua ocorrência.