PDTT

OBJETIVOS E CONTRIBUIÇÕES DO PDTT/DF

  • Diagnosticar e avaliar as perspectivas da mobilidade urbana no Distrito Federal e no Entorno em um horizonte de 20 anos;
  • Propor uma rede de transporte público sobre trilhos, tomando como ponto de partida a análise dos dados levantados na Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal – PMU/DF e observando os aspectos técnicos, operacionais, ambientais, urbanísticos, sociais e econômicos;
  • Subsidiar a revisão das políticas de mobilidade do DF (em especial o PDTU/DF) com soluções estruturais de alta capacidade e confiabilidade baseadas em tecnologias de transporte público sobre trilhos.

DIAGNÓSTICO DA MOBILIDADE NO DF: PANORAMA DAS VIAGENS
DIAGNÓSTICO DA MOBILIDADE

  • Aumento do uso do automóvel e redução do uso do transporte público.

DIAGNÓSTICO DA MOBILIDADE NO DF: RELAÇÃO AUTOMÓVEL/HABITANTES

DIAGNÓSTICO DA MOBILIDADE NO DF2

  •  Aumento na relação de número de automóveis por habitantes

SATURAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO EM 2036: PROGNÓSTICO NADA A FAZER

SATURAÇÃO DO SISTEMA

REDE ESTRATÉGICA DO SISTEMA SOBRE TRILHOS – LONGO PRAZO

REDE ESTRATÉGICA DO SISTEMA SOBRE TRILHOS

  • Idealizada para cobrir todos os principais eixos do DF;
  • Atende às diretrizes territoriais do PDOT/DF e do PDTU/DF.
  • Serviu de base para os Eixos Prioritários do Cenário de 20 Anos

CENÁRIO DE 20 ANOS: EIXOS PRIORITÁRIOS
CENÁRIO DE 20 ANOS

  • Expansões do Metrô: Ceilândia, Samambaia e 1ª estação na Asa Norte;
  • Corredores de VLT: – Hélio Prates-EPCL- Eixo Monumental; – Aeroporto–TAS–TAN; – Eixo Norte; – Taguatinga – Recanto das Emas;
  • Atendimento do Eixo Norte, que possui alta demanda por transporte;
  • Dinamização e requalificação da via W3;
  • Integração das regiões do Núcleo Oeste – principal centralidade fora do Plano Piloto;
  • 128 km de rede sobre trilhos.

FASES DE IMPLANTAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS: CENÁRIO 20 ANOS
FASES DE IMPLANTAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS

EXTENSÃO DA MALHA PREVISTA: CENÁRIO DE IMPLANTAÇÃO DE 20 ANOS
EXTENSÃO DA MALHA PREVISTA
EXEMPLOS DE SEÇÕES VIÁRIAS EM VIAS EXPRESSAS
VLT Totalmente Segregado (Eixo Norte)
Características do VLT Totalmente Segregado:

EXEMPLOS DE SEÇÕES

  • Atendimento em áreas de baixa densidade, com pouca ocupação lindeira;
  • Totalmente segregado do tráfego geral (via exclusiva sem interferência com o tráfego de veículos);
  • Maior espaçamento médio entre estações.

EXEMPLOS DE SEÇÕES VIÁRIAS EM VIAS URBANAS
VLT Urbano (Av. Comercial / via W3 Norte)
Características do VLT Urbano:

EXEMPLOS DE SEÇÕES VIÁRIAS EM VIAS URBANAS

  • Atendimento de áreas com maior densidade de ocupação e atividades;
  • Menor espaçamento médio entre estações;
  • Maior integração com a área urbana e o sistema viário;
  • Compatibilizado com o sistema semafórico, as interseções e as travessias de pedestre.

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO
Cronograma de implantação do cenário de 20 anos
cronograma implantação
CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO E INVESTIMENTOS PREVISTOS
Cronograma físico-financeiro

Cronograma físico-financeiro
CONSIDERAÇÕES FINAIS: BENEFÍCIOS
Retorno social positivo dos investimentos

  • Redução do tempo de viagem: 188 mil horas economizadas por dia em transporte público
  • Redução da emissão de poluentes e gases do efeito estufa
  • Redução de acidentes
  • Redução de custos operacionais dos sistemas de transporte
  • TIR: 7,9%
  • B/C: 1,50

fim