Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa

Esta Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa é mais um mecanismo de boas práticas na gestão pública que adotamos no ano de 2017, com o objetivo de trazer maior publicidade e transparência às ações executadas, às metas alcançadas, aos gastos incorridos, aos resultados econômicos e sociais obtidos e aos riscos envolvidos, entre outras informações.

A Lei nº 13.303 (Estatuto Jurídico das Empresas Estatais), de 30 de junho de 2016, trouxe exigências rigorosas de ética, governança corporativa, eficiência e planejamento. E, considerando que uma das nossas prioridades é abraçar as suas disposições, nota-se logo os benefícios decorrentes dessa decisão.

Colocamos em funcionamento a primeira estação sustentável da América Latina, a Estação Solar Guariroba (e ganhamos prêmio internacional por isso). Investimos na modernização dos sistemas do metrô para aumentar a qualidade do serviço. Iniciamos as licitações para a conclusão de três estações (106 Sul, 110 Sul e Estrada-Parque). Prosseguimos com os estudos para a implantação do veículo leve sobre trilho (VLT). Estamos em fase de implantação das escadas-rolantes na Estação Arniqueiras. Contratamos novos empregados com a superação das restrições impostas ao Governo de Brasília pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Reduzimos a dependência financeira do Distrito Federal para 52,20% (em 2016 era de 62,61%).

Ainda, foi recém-noticiada a liberação de recursos por parte do governo federal com contrapartida do Governo de Brasília para expansão do metrô a Samambaia, com a construção de duas novas estações (3,6 km de novos trilhos) e modernização de todo o sistema, no valor de 315 milhões de reais. Esse passo é extremamente importante para servir a população do Distrito Federal.

Ou seja, a transparência promovida por esta gestão propiciou ao Metrô-DF maior eficiência, pois o compromisso com o planejamento estratégico da empresa (disponível na nossa homepage) se torna real, possibilita acompanhamento e cobrança dos usuários.

Temos grande orgulho da nossa empresa, pois o ano de 2017 foi atribulado e com muitos percalços e, ainda assim, obtivemos grandes conquistas. O foco do METRÔ-DF em servir bem os usuários se manteve sempre íntegro.

Para finalizar, nesta Carta Anual prestamos contas da nossa gestão à população, à Câmara Legislativa e ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, com a afirmação de que buscamos um modelo de gestão eficaz e transparente, entendendo que nossa missão é ser empresa pública exemplar, não só para prestar com segurança e continuidade um serviço público essencial, mas também para liderar pelo planejamento extenso, pela ação determinada e pela postura impecável.

Marcelo Dourado
Presidente do Conselho de Administração
e Diretor-Presidente

 

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Atualizada em 24/01/2018
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