Batalá se apresenta no Estação Metrô Cultura

Batalá se apresenta no Estação Metrô Cultura
01 out 2015

Banda formada por mulheres é a atração do happy hour desta sexta-feira (2/10)

Texto: Sandra Costa/Ascom/Metrô-DF
Foto: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF

A banda Batalá Brasília, um grupo de percussão formado só por mulheres, se apresenta amanhã no projeto Estação Metrô Cultura, na Estação Central do Metrô, a partir das 17 horas. Surdos, dobras, repiques e caixas dão forma ao som da banda e fazem parte do cenário musical da cidade desde 2003.

O Batalá é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. Existe desde 1997 e está presente em diversos países. Desenvolve e promove atividades socioculturais, valorizando a autoestima dos seus integrantes e priorizando a integração social por meio da percussão.

Além do Brasil, encontramos o Batalá em Paris, Nantes, La Rochelle, Massif Central, Londres, Portmouth, Bartmouth, Liverpool, Bristol, York, Lancaster, Bangor, Barcelona, Porto, Sidney, Luanda, Johannesburg, Guadalupe, Washington, Nova York, Mendonza.

Os grupos formados em todo o mundo encontram-se anualmente em eventos culturais, como festivais de música, desfiles e carnavais de rua. Todos possuem a mesma metodologia de ensino, figurinos e instrumentos (tambores divididos entre surdos, dobras, repiques e caixas).

Batalá no mundo
Alguns dos eventos mais importantes realizados pela banda, no Brasil e no mundo:

Brazilian Day e Paris
Entre muitos eventos, o grupo de Brasília participa desde 2010 do Brazilian Day, em Nova Iorque. Em 2012, excursionou também em turnê pela França.

Lavagem das Escadarias do Bonfim
Os eventos, que são as maiores tradições do grupo, se espalharam mundo afora, como o Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, e em Saint Madeleine, na França. Em Salvador, o grupo de Brasília já teve a oportunidade de participar por 8 anos consecutivos.

Mídia Televisiva
Entre muitas chamadas para a televisão, a banda foi premiada em um dos programas mais populares do Brasil, o Domingão do Faustão. A banda foi escolhida como uma das melhores apresentações do ano pelo público da Rede Globo de Televisão.

Família Obama
A banda Batalá foi convidada para recepcionar a família do presidente americano Barack Obama, em 2011.

Gaitas de Fole da Guarda Presidencial
Tocando juntos desde 2010, os tambores e as Gaitas de Fole já se apresentaram em grandes eventos militares, como as datas comemorativas de Batalhões da Guarda, e grandes eventos civis, como a Lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

Brasília 50 Anos
Em 2010, Brasília completou 50 anos, e a grande festa foi liderada pela baiana Daniela Mercury. A festividade recebeu mais de 1 milhão de pessoas e contou com a presença de Zélia Duncan, Paralamas do Sucesso, Milton Nascimento, Arnaldo Antunes e exponenciais artistas do cenário cultural da cidade. Entre eles, a banda Batalá. No repertório, Daniela Mercury e o Batalá apresentaram cerca de 8 músicas, entre sambas-reggae da cantora, rock da Legião Urbana, sambas de Gonzaguinha e o Hino Nacional, em uma manifestação liderada e desenvolvida por artistas.

Serviço
Data: 2 de outubro
Horário: das 17h as 18h
Local: Estação Central do Metrô-DF

Mais informações:
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
Assessoria de Comunicação
Telefones: (61) 3353-7077 // 9285-7346

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>