Crianças e adolescentes terão aulas de fotografia no Metrô

Crianças e adolescentes terão aulas de fotografia no Metrô
11 set 2015

Projeto de inclusão social ‘Positivo na Lata’, que capacita filhos de pessoas soropositivas, terá a primeira turma nesta segunda-feira (14)

Texto: Murilo Caldas/Ascom/Metrô-DF
Foto: Divulgação/Positivo na Lata

O projeto ‘Positivo na Lata’, lançado no dia 1º de junho deste ano, em audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), inicia, nesta segunda-feira (14), uma série de oficinas de fotografia para crianças e adolescentes filhos de pessoas soropositivas. A ideia é utilizar a arte de fotografar como uma ferramenta de inclusão social e tentar inserir jovens profissionais no mercado de trabalho.

Ao todo, cerca de 90 jovens receberão capacitação em fotografia por meio desse projeto, que acontece em Brasília, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A primeira tarde de atividades práticas da capacitação na Capital Federal será realizada das 14h às 17h, na Estação Central, que tem acesso pela Rodoviária do Plano Piloto. As aulas seguintes serão nos dias 21/9, 28/9, 9/11 e 16/11.

Positivo-na-Lata-ArteA iniciativa e a coordenação do ‘Positivo na Lata’ são do Instituto Bogéa de Educação, Esporte e Música (IBEM), que tem apoio da Caixa Seguradora, por meio da Lei de Incentivos à Cultura, e desenvolve ações de capacitação profissional e disseminação de informações sobre o HIV/AIDS. O projeto também tem apoio do Metrô-DF e de outras instituições e pessoas que militam em prol dos soropositivos, como o filho do Betinho, Daniel de Souza.

Na parceria, o Metrô-DF ofereceu as instalações, que serão o cenário das tomadas fotográficas dos alunos. A Companhia também dará suporte ao projeto por meio da divulgação em redes sociais dos cursos e de uma exposição fotográfica com o resultado do trabalho dos alunos. A mostra, com o tema central “Arquitetura do Cerrado”, será exibida nas estações e no Museu Nacional, no dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS. As imagens também resultarão num livro fotográfico e um vídeo.

Positivo na Lata
No projeto, a palavra ‘Positivo’ faz referência à pessoa soropositiva e a um olhar fotográfico otimista diante da vida. Na Lata, de acordo com o projeto, faz uma alusão a um experimento comum no início do aprendizado das técnicas fotográficas, também conhecido como “fotolata”.

Serviço
Datas: 14/9 (Estação Central), 21/9 (Trens), 28/9 (Trens), 9/11 (Laboratório de revelação em local a ser definido), 16/11 (Laboratório de revelação em local a ser definido).
Horário: a partir das 14h
Número de atendidos: 90 jovens (Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro)

Mais informações:
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
Assessoria de Comunicação / Telefones: (61) 3353-7077 // 9285-7346

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>