Metrô-DF reúne empresas para apresentar cronograma de licitações

Metrô-DF reúne empresas para apresentar cronograma de licitações
13 ago 2015

Representantes das empresas conheceram as áreas que serão licitadas, como a modernização e a expansão do sistema e a compra de 10 novos trens

Texto e fotos: Murilo Caldas/Ascom/Metrô-DF

O cronograma das 24 licitações previstas pelo Metrô-DF para os próximos três anos foi apresentado ontem (12) a representantes de empresas prestadoras de serviços para o setor metroferroviário de todo o país, da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, divulgou as áreas que serão licitadas, como a modernização e a expansão do sistema e a compra de 10 novos trens. A primeira licitação, para a compra de 200 novos rádios, será lançada ainda este mês.

Dourado também citou que a Rede Integrada de Metrôs Leves (RIML) sairá do papel. Estão garantidos os recursos para estudos e projetos de três linhas: um corredor na área central de Brasília, ligando a Rodoviária à Esplanada dos Ministérios, com dois braços (um para o Cruzeiro/Sudoeste e outro na L4 para a UnB); o VLT W3 Sul-Norte; e o corredor entre Sol Nascente, Ceilândia, Taguatinga e Riacho Fundo.

Outra conquista para a empresa, citada durante o encontro, foi a assinatura do contrato para a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Transporte Público Sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT/DF) e da Pesquisa de Mobilidade Urbana do DF (PMU/DF). O consórcio vencedor tem 24 meses para apresentar o resultado de pesquisas e estudos a serem realizados sobre a mobilidade urbana no DF, como viagens geradas por domicílio, modo de transporte dos deslocamentos e atributos socioeconômicos dos viajantes. “Daremos transparência a todos os processos. Decidimos dividir a licitação para que um maior número de empresas possa participar da concorrência, garantindo o menor preço”, afirmou Dourado.

A superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, destacou a importância do encontro e disse que o anúncio das novas licitações dá um novo ânimo ao setor. “Mesmo com a crise financeira no país, o Governo de Brasília e o Metrô-DF estão mostrando que será possível ampliar a malha metroferroviária. Quem mais vai ganhar é o cidadão”, ressaltou.

Mais informações:
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
Assessoria de Comunicação
Telefones: (61) 3353-7077 // 9285-7346

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>