Exposição “Pequim+20 em Graffiti” na Estação Galeria

27 jul 2015

“Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!” é o lema da campanha global da ONU Mulheres e Rede Nami de Arte

(Brasília, 20/07/2015) – A exposição itinerante Pequim+20 em Graffiti está instalada na Estação Galeria do metrô de Brasília, por onde passam mais de 200 mil pessoas por mês. A mostra, que permancerá na Estação até 6 de agosto, é promovida pela ONU Mulheres e a Rede Nami de Arte, com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal. É composta por artes produzidas por grafiteiros e grafiteiras locais, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância da igualdade de gênero e eliminação da discriminação contra as mulheres e meninas.

Clique aqui para ver as artes dos painéis

A Declaração e Plataforma de Ação de Pequim é um documento que estabelece as metas a serem cumpridas pelos governos e pela sociedade em termos de direitos para mulheres e meninas. De acordo com Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres no Brasil, a Plataforma de Ação de Pequim contribuirá para o empoderamento das mulheres, nos próximos 15 anos, como propõe a iniciativa global da ONU Mulheres “Por um Planeta 50-50 em 2030: Um Passo Decisivo pela Igualdade de Gênero”.

A Declaração e Plataforma de Ação de Pequim orienta a pauta de reivindicações das organizações feministas e de mulheres no processo de elaboração da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das discussões em torno do Financiamento para o Desenvolvimento de forma a garantir a adoção de uma agenda realmente transformadora das relações de gênero. “Este é o momento de acelerar o ritmo da igualdade. E isso significa também sensibilizar a população, a exemplo de usuárias e usuários do Metrô DF, sobre direitos que devem ser conhecidos e acessados no dia a dia”, completa Gasman.

Em Brasília, a exposição foi instalada na Torre de TV , no mês de março, e na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em junho.

Arte urbana - Com uma linguagem urbana e jovem, as 12 áreas de preocupação constantes da Declaração e da Plataforma de Ação de Pequim se aproximam da população por meio de 12 painéis grafitados: Mulheres e pobreza; Educação e Capacitação de Mulheres; Mulheres e Saúde; Violência contra a Mulher; Mulheres e Conflitos Armados; Mulheres e Economia; Mulheres no Poder e na liderança; Mecanismos institucionais para avanço das Mulheres; Direitos Humanos das Mulheres; Mulheres e a mídia; Mulheres e Meio Ambiente e Direitos das Meninas.

Estes temas compõem a Declaração Plataforma de Ação de Pequim, documento resultante da Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres da ONU, realizada em 1995, para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo.

Gênero e sustentabilidade – A celebração dos 20 anos da Plataforma de Ação de Pequim está integrada à definição da agenda pós-2015 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis a serem apresentados pela ONU, em setembro.

Serviço:
Exposição Pequim+20 em Graffiti – entrada franca