agarioagario - betebetyeniadres.combetvoletipobet

Racionalização de gastos

25 jul 2012

(25/07/2012) – As subsecretarias e unidades administrativas da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) estão empenhadas em racionalizar e otimizar a aplicação dos recursos públicos. Com esse intuito promoveram estratégias de negociação e aprimoramento de rotinas que resultaram em uma economia aproximada de mais de R$ 40 milhões aos cofres públicos. Os números refletem o desempenho das ações da Secretaria somente no primeiro semestre de 2012.

Uma das áreas que contribuíram para a redução das despesas foi a Subsecretaria de Logística. A unidade renegociou contratos de vigilância e limpeza com empresas que atendem vários órgãos do Governo. A previsão é de que o ajuste feito em cinco contratos dessa natureza gerem um economia de R$ 15,3 milhões no período de um ano. As revisões desses contratos foram promovidas no final de junho.

De acordo com o subsecretário de logística Roberto Duarte, a partir de um diagnóstico da subsecretaria, constatou-se o excesso de prestadores de serviço em alguns pontos. “Fizemos um remanejamento para atender as novas demandas e chamamos as empresas para negociar a renovação dos contratos a preços menores”, explica. Segundo ele, a determinação da Secretaria é não renovar contratos cujos valores sejam superiores à média do mercado.

Outro tema que mereceu atenção da Seplan foi a locação de veículos. Alguns carros oficiais foram devolvidos e parte deles foram distribuídos para novas unidades. Essa redistribuição proporcionou uma redução de R$ 120 mil no valor anual do contrato.

A Seplan também promoveu a realização de dois leilões públicos que juntos arrecadaram R$ 5,1 milhões aos cofres do Distrito Federal.

Na área de Tecnologia da Informação, a Secretaria deu continuidade à política de modernização e valorização dos recursos físicos e humanos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação ( Sutic). A unidade, centrada em um perfil mais técnico, iniciou a implantação de um modelo de gestão que deu ênfase na conquista de novos recursos tecnológicos e na reestruturação do Centro de Dados do GDF (CeTIC). Tudo isso, com o intuito de retomar o domínio da gestão da informação estatal pelo Governo.

A secretaria investiu R$ 8 milhões na reestruturação do Centro de Dados do GDF e obteve uma economia de R$ 87 milhões. Foram R$ 63 milhões economizados em 2011 e mais R$ 24 milhões já garantidos para 2012.

Segundo a subsecretaria Renata Márcia Canuto Dumond Galdino, “a Sutic além de gerar uma grande economia para os cofres do Distrito Federal, recuperou a autonomia do Estado pelas suas informações, restabeleceu a soberania e a disponibilidade do governo na gestão de tecnologia no DF e propiciou um ambiente favorável para que o GDF possa projetar estratégias integradas de investimento”.

A Seplan também inovou em 2012 ao produzir a estrutura tecnológica para publicação dos novos sites do Governo, ao implementar sua Ouvidoria, cumprir os requisitos da Lei de Acesso à Informação e promover a reestruturação da Subsecretaria de Licitações e Compras.

O secretário de Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Barreto, avalia que as conquistas alcançadas até o momento são fruto de muito esforço e dedicação de suas equipes. Confira abaixo entrevista com o Secretário sobre os resultados da Seplan nos primeiros meses de 2012.

Qual a avaliação que o senhor faz dos resultados alcançados nesse semestre?
Foram resultados muito positivos. A Seplan segue com claras políticas de otimizar o orçamento do GDF, permitindo melhoria da aplicação de recursos públicos; promover economia interna, com a revisão e permanente avaliação dos contratos; e cuidar do patrimônio público de Brasília.

Quais são as perspectivas para os próximos seis meses?
Serão meses de intensos ajustes orçamentários, a fim de permitir que as secretarias consigam fechar o ano com seus programas e compromissos em dia. Seguiremos, ainda, implantando reestruturações internas como, por exemplo, a estruturação da tecnologia da informação, dotando o GDF de meios próprios de TI e  um Datacenter. Também estamos reestruturando a Central de Compras, para que seja mais rápida, eficiente e segura, permitindo a economia de milhões de reais ao GDF com licitações bem feitas e competitivas.

Em que serão investidos esses recursos economizados pela Secretaria?
Serão sempre investidos em ações que permitam melhorar a vida dos servidores do GDF e da população de Brasília como um todo.

Qual o objetivo dessas mudanças ?
A Seplan está se estruturando em um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, onde programas serão desenvolvidos para melhoria da secretaria como um todo e para que ela esteja melhor dotada de meios para auxiliar as demais secretarias em suas realizações.

Principais economias em 2012:
Tecnologia da Informação: R$ 24 milhões
Renegociação de contratos de limpeza e vigilância: R$ 15,3 milhões
Realização de leilões com a venda de bens inservíveis e alienação de imóveis: R$ 5,1 milhões

Fonte: Ascom/Seplan