Metrô-DF recebe intervenção Mapa Afetivo de Águas Claras

06 jan 2021
Mapa afetivo é um instrumento que simplifica o acesso aos sentimentos dos indivíduos em relação ao território onde vivem
(Brasília, 7/1/2021) – A Estação Águas Claras abre espaço para a arte no próximo dia 15. Com o objetivo de conhecer como a cidade afeta seus moradores, o professor e mestre em cultura visual Allex Medrado vai instalar no local a intervenção-exposição Mapa Afetivo de Águas Claras. A obra é uma estrutura de metal, que mede cerca de 1,8 de largura e 1,2 de altura, com a impressão do mapa da cidade.
A partir da pergunta “O que Águas Claras diz de você?”, os moradores poderão intervir na instalação com stickers, post-its, adesivos ou canetas, que estarão disponíveis no local apenas no dia 15, sexta-feira, no mesmo horário de funcionamento do Metrô-DF, das 5h30 às 23h30. A estrutura ficará próximo à área do bloqueio (catracas).
O mapa afetivo é um instrumento que simplifica o acesso aos sentimentos dos indivíduos em relação ao território onde vivem. O processo começa com um levantamento individual ou coletivo de impressões, sentimentos, histórias, experiências pessoais, potenciais e fragilidades do território.
A exposição é uma das ferramentas de coleta de dados da pesquisa Narrativas de si e da cidade: a partilha do sensível em Águas Claras, realizada por Allex Medrado, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.
Com a parceria, o Metrô-DF espera se aproximar da comunidade de Águas Claras e contribuir com as mais variadas formas de expressão artística.