agarioagario - betebetyeniadres.combetvoletipobet

Usuários do Metrô-DF cumprem decreto que proíbe acesso sem máscara

Usuários do Metrô-DF cumprem decreto que proíbe acesso sem máscara
15 mai 2020

Decreto 40.648 estabelece a obrigatoriedade do uso da máscara em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço

Texto: Cristine Gentil/Ascom/Metrô-DF
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

(Brasília – 15/05/2020) – Na primeira semana de vigência da proibição de acesso às estações e aos trens do Metrô-DF sem máscara de proteção, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal não registrou casos de resistência por parte dos usuários. Também não foi necessário requisitar o apoio de forças policiais para garantir o cumprimento do Decreto 40.648, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), no último dia 23, pelo Governo do Distrito Federal.

O decreto estabelece a obrigatoriedade do uso da máscara em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço. Em virtude das campanhas educativas e da distribuição de máscaras pelo Governo do Distrito Federal nas duas últimas semanas, a grande maioria dos usuários já está consciente da obrigatoriedade.

A estimativa da Companhia é que nove em cada 10 passageiros que entram no sistema já chegam na estação com máscara. Os que ainda não têm o acessório recebem um exemplar no local e orientações sobre o uso. A distribuição será feita enquanto durar o estoque, que tem sido reposto diariamente pelo Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Governo e de Mobilidade.

Dez estações do Metrô-DF são pontos de entrega de máscaras do GDF. Nesses locais, a maior demanda tem sido da comunidade e não propriamente de usuários do transporte. Vinte e nove mil máscaras já foram distribuídas desde 30 de abril (até a última quinta-feira) nesses pontos. Na última sexta, chegaram mais 3 mil para distribuição.

Além de controlar o acesso, o Metrô-DF mantém vigilância no interior das estações e plataformas para impedir a permanência de passageiros sem máscara.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>