agarioagario unblocked - - betebet350.combetvoletipobet

A paixão do pequeno Tobias pelo Metrô-DF

29 jan 2019

Tobias, de 4 anos, sabe de cor todas as estações e narra, durante viagem de Central a Águas Claras, sua emoção ao andar de metrô. Autista em grau leve, ele encanta a todos.

Texto: Fabíola Góis/Ascom/Metrô-DF
Fotos: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF

(Brasília, 29/01/2019) – “Estação 108 Sul”, “Olha o trilho”, “A porta vai abrir”, “Agora o Metrô está em superfície!”. Com essas frases, o pequeno Tobias Jordão Berg Montijo, 4 anos, encanta quem está ao lado dele em um trem do Metrô-DF. Com grau leve de autismo, o garoto é apaixonado por trilhos e tudo o que está relacionado a trens. Isso desde menos de um ano de idade, quando ainda morava em Águas Claras com os pais. Agora na Asa Sul, vibra toda vez que precisa acessar o sistema.

EV8A6927a
Uma equipe de empregados da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), entre eles, Alexandre Castro, caracterizado de Charles Chaplin, acompanhou uma viagem de trem com Tobias e a família. Na tarde de quarta-feira (23), saíram da Estação 102 Sul e seguiram até Águas Claras. Tobias, de início, achou estranho a vestimenta do personagem, mas logo se rendeu e deu às mãos a ele.

Ao entrar no trem, a alegria nos olhos. “Mamãe, vamos passar pela 106 Sul, que está em reforma. Depois é a 108 Sul!”, narra Tobias. O menino tem uma inteligência fora do comum, decorou todas as estações e aprendeu a ler sozinho. Ao chegar à Estação Feira e olhar para a plataforma, leu o aviso: “Aguarde atrás da faixa amarela”.

EV8A7015a

Tobias fica atento a tudo: à movimentação dos usuários, observa atentamente os trilhos como se fiscalizasse a via, avisa aos pais a hora em que a porta vai abrir e qual será a próxima estação. A vibração do menino chamou a atenção da usuária Altiva Gurgel, que estava no mesmo carro. “É emocionante ver como ele tem alegria de andar de Metrô. E de como é inteligente! O que para nós é comum pra ele tem um significado ainda maior”, comenta.

O pai, Frederico Jordão Montijo da Silva, 36 anos, se admira toda vez que viaja de trem com ele. “É sempre assim. Desde os dois anos, já ficava olhando os trens passarem pela varanda do apartamento onde morávamos em Águas Claras”, conta. A mãe, Patrícia Berg Montijo, 33 anos, conta que o único incômodo que Tobias sentia era com o barulho, mas isso não afastou a sua paixão pelo Metrô-DF. “Ele interage bem e nós o estimulamos muito. Tobias é muito inteligente. Mas essa paixão pelo Metrô é dele mesmo”, conta.

EV8A7568a

A família de Tobias entrou em contato com a Ouvidoria do Metrô-DF para que o garoto pudesse conhecer melhor o sistema, por sugestão do inspetor de estação José Luiz Fernandes de Macedo. Zé, como é conhecido na empresa, ficou emocionado ao encontrar com Tobias, por acaso, em uma viagem que fez de Águas Claras para a Asa Sul. Na ocasião, o garoto estava acompanhado do avô. “Ele balançava as mãozinhas, sorria e narrava toda a viagem com muita alegria”, disse José Luiz.

EV8A7332a

Tobias e a família também conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Pátio de Manutenção. Entrou em uma cabine do piloto de um trem parado, apertou botões e ainda ironizou com a mãe quando ela disse que queria ir até a estação 105 Sul. “Mamãe, não existe estação 105 Sul”, brincou.

EV8A7407a

Além de Tobias e os pais, estavam no passeio um tio, a prima Maria Rita, 3 anos, e o irmãozinho de 2 anos. “Foi muito emocionante para nós. E o quanto todos foram acolhedores, com tanto carinho. Quantas pessoas vieram falar conosco que tem filhos na mesma condição (autismo) do Tobias… Não tenho palavras para agradecer aos funcionários do Metrô”, disse Patrícia Berg.

E assim terminou a viagem de Tobias naquela quarta-feira, que se tornou inesquecível para a família e para ele. Agora, com a paixão do menino ainda mais intensificada, Patrícia já se prepara para a festinha de aniversário do menino, que completa 5 anos no dia 19/2. Adivinha qual será o tema? Metrô, é claro!

EV8A7441a