Pesquisa de satisfação: usuários aprovam o Metrô-DF

Pesquisa de satisfação: usuários aprovam o Metrô-DF
22 mai 2018

Índice de aprovação é de 83,37%. Limpeza e carro exclusivo para mulheres têm concordância de mais de 90%

Texto: Fabíola Góis/Ascom/Metrô-DF
Foto: Mary Leal/Agência Brasília

(Brasília, 22/05/2018) – A mais recente pesquisa encomendada pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), realizada pelo instituto Polo Pesquisas, indica que o índice de satisfação dos usuários com o serviço chega a 83,37%. A empresa realiza, anualmente, uma aferição sobre os serviços prestados pelo sistema. O item de maior aprovação é a apresentação pessoal dos empregados (96,01), seguido do carro exclusivo para mulheres (95%) e da limpeza e conservação nas estações (92,3).

O atendimento de primeiros socorros, realizado pelos agentes de estação e agentes de segurança operacional, também recebeu destaque: 87,31% dos usuários que já viram a atuação dos profissionais elogiam a conduta deles. O Metrô-DF é o único transporte público que realiza atendimento de Primeiros Socorros. Em um deles, no dia 15 de março deste ano, uma mulher foi levada para a Sala de Supervisão Operacional da estação Shopping, onde ocorreu o parto de um menino.

O quesito limpeza e conservação nos trens recebeu 88,61% de aprovação, a sinalização, 85,32%, e acessibilidade nos trens, 82,88%. A empresa atribuiu a satisfação dos usuários aos benefícios que têm sido proporcionados nesta gestão.

Críticas – A principal crítica dos entrevistados é o horário de funcionamento do Metrô aos domingos e feriados, que hoje é das 7h às 19h. Apenas 36,47% dos usuários aprovam este horário, enquanto 28,07% o consideram ruim ou péssimo. No entanto, há estudos na empresa para a ampliação da prestação dos serviços aos domingos. Foram entrevistadas 3.038 pessoas, escolhidas aleatoriamente entre os usuários das 24 estações.

O estudo mostra, ainda, como o usuário chega até a estação: 63,43% vão
à pé, 25,48%, de ônibus, 9,12% de carro e apenas 1,09% de bicicleta. “A pesquisa tem indicativos importantes para que possamos aprimorar, ainda mais, a prestação do serviço à população. Certamente os números serão ainda melhores em 2018, uma vez que abriremos mais três estações até o final do ano (106 Sul, 110 Sul e Estrada Parque)”, afirma o diretor-presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

Acesse a íntegra da “Pesquisa de Avaliação dos Serviços Prestados – Metrô-DF 2018″

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