Parceria entre Metrô e Secretaria de Educação leva crianças a conhecerem os trens

Parceria entre Metrô e Secretaria de Educação leva crianças a conhecerem os trens
20 abr 2018

Evento na Estação Central também celebra o Dia Nacional do Livro Infantil e um ano do projeto Leitura Solidária – Compartilhe Cultura

Texto: Fabíola Góis / Ascom/Metrô-DF
Foto: Paulo Barros /Ascom/Metrô-DF

Brasília, 20/4/18 – A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) e a Secretaria de Estado da Educação do DF (SEEDF) celebram parceria e levam alunos da rede pública de Ensino a conhecerem o Sistema Metroviário por meio de passeios monitorados, visitas aos trens de forma lúdica e conhecimentos sobre os benefícios do transporte sobre trilhos. O evento será nesta segunda (23), na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto), oportunidade em que será comemorado um ano do projeto Leitura Solidária – Compartilhe Cultura, parceria entre o Metrô e o BRBCard, e o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), com apoio do Projeto Criança Candanga.

O Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Escola Metroferroviária de Brasília (EMFB) e a SEEDF pretende formar passageiros conscientes por meio do projeto “Educação nos Trilhos”. A proposta é atender grupos de, no máximo, 40 estudantes entre 8 e 10 anos de idade que estejam regularmente matriculados em escolas públicas, preferencialmente, localizadas nas proximidades das estações do Metrô-DF. Também atenderá estudantes de unidades de ensino especial e/ou inclusivas, sendo estes, sem limite de idade, com grupo reduzido de participantes por passeio.

O passeio deste mês fará uma alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. Empregados que participam do Programa Metrô Solidário estarão caracterizados pelos personagens Monteiro Lobato e o Palhaço Paçoca. Na segunda, haverá dois passeios com crianças da Escola Classe 20. O primeiro, às 9h, sairá da Estação Ceilândia Centro. Os estudantes seguirão até a Estação Central. Às 10h, haverá um momento lúdico com contação de histórias, desenhos e distribuição de revistas para as crianças (gibi e coquetel). Às 14h, outro grupo de crianças da Escola Classe 20 sairá de Ceilândia para participar da cerimônia, que também contará com dois jogadores do time de basquete de Brasília. As crianças estarão vestidas com camisetas do Lobinho (mascote do BRBCard).

Na estação, será montada a Engenhoca, uma ferramenta pedagógica que ensina as crianças, fluxo do dinheiro de maneira lúdica, promovida pela Oficina das Finanças. A escritora de livros infantis Paula Andrade também estará presente.

Incentivo – O projeto Leitura Solidária – Compatilhe Cultura é uma parceria com a BRBCard e a Secretaria de Estado de Cultura do DF e tem como objetivo incentivar a cultura da leitura durante os trajetos dos usuários do Metrô e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade de um intercâmbio de livros entre os próprios usuários, de forma solidária. Os livreiros estão em 14 estações e contam com exemplares doados pela Secretaria de Cultura para os usuários do Metrô. Até o momento, já foram distribuídos mais de 3 três mil livros.

SERVIÇO:
Termo de Cooperação Técnica – Projeto Passeio Monitorado; comemoração do Projeto Leitura Solidária – Compartilhe Cultura; Dia Nacional do Livro Infantil
– Data: 23/04/2018 (segunda-feira)
– Local: Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto)
– Horário: 15h

OBS: Passeio monitorado com alunos da Escola Classe 20 – Ceilândia das 9h às 11h e das 14h às 16h;

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>