Mudanças no transporte público para o carnaval começam no sábado (10)

08 fev 2018

Sistema rodoviário funcionará normalmente, mas 150 ônibus estarão prontos para atender possível aumento de demanda. Metrô terá reforço na quantidade de trens e alterações de horários de início e fim da circulação

Texto: Vinícius Brandão, da Agência Brasília
Foto: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF
Como as celebrações de carnaval alteram o fluxo de pessoas pelo Distrito Federal em busca dos blocos e festas, haverá um planejamento diferente para os transportes públicos da cidade.

O sistema rodoviário funcionará normalmente, mas 150 ônibus a mais estarão prontos para reforçar a demanda em qualquer linha da cidade.

Segundo o secretário-adjunto de Mobilidade, Dênis Soares, a quantidade a mais de veículos será suficiente para suprir as eventuais demandas.

Metrô também terá esquema especial para o carnaval

Já na Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), haverá mudança nos horários de funcionamento. Nos dias de carnaval, de sábado a terça-feira (10 a 13), o transporte vai funcionar até a meia-noite. Na quarta-feira (14), vai até 23h30.

Os horários de início de operação também serão alterados: no sábado, na segunda e na terça, vai começar uma hora mais tarde, às 7 horas. No domingo (11), às 11h30. E, na quarta, às 6 horas.

Além disso, foi planejado um reforço do número de carros para atender o fluxo maior de passageiros — pode chegar até 16 em horários de pico. Quando a circulação for menor, o número será determinado com base em avaliação da quantidade de pessoas.

Para garantir que não haja problemas e riscos aos passageiros dos transportes públicos, a Secretaria de Mobilidade vai organizar as ações para o carnaval em conjunto com as forças de segurança e as autoridades de trânsito.

Desvio de trânsito em virtude do desabamento do viaduto do Eixão

O trânsito próximo à Galeria dos Estados, onde parte do viaduto do Eixão Sul desabou, foi desviado. As linhas expressas do BRT, a 2201 (Gama) e a 2301 (Santa Maria), já circulam pelo Eixo L (no sentido Rodoviária) e pelo Eixo W (no sentido Gama ou Santa Maria). A situação permanecerá no carnaval.