Estação Galeria recebe ações de incentivo ao aleitamento materno

Estação Galeria recebe ações de incentivo ao aleitamento materno
03 ago 2017

Programação ocorreu na manhã desta quinta (3) na plataforma de metrô

Texto: Larissa Sarmento, da Agência Brasília
Fotos: Gabriel Jabur, da Agência Brasília

Uma dança com sling — carregador de bebê feito de pano — movimentou a Estação Galeria de metrô na manhã desta quinta-feira (3). A atividade integra a programação em Brasília voltada à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao Agosto Dourado — mês de incentivo ao aleitamento materno.

A doula Carina Alves Cavalcante, de 29 anos, é consultora de sling e estava entre as participantes da ação. Segundo ela, é preciso enxergar a amamentação como algo natural e não como exibicionismo. “Essas campanhas ajudam as pessoas a enxergarem que não tem problema amamentar em público.” Carina amamentou a filha Isis Cavalcante, de 2 anos, durante um ano e meio.

Entre as atividades de hoje estavam apresentação circense e exposição fotográfica. Na área de saúde, em parceria com a Faculdade Icesp, foram oferecidos aos passageiros da Companhia de Metropolitano do DF (Metrô-DF) exames gratuitos como aferição de pressão, teste de glicemia e tipagem sanguínea. O Hospital dos Olhos promoveu aferição da pressão intraocular.

Um estande com orientações sobre amamentação e com entrega de kits de doação de leite ficou montado na estação durante toda a manhã.

Keila Aparecida Ramos Lira, de 30 anos, também participou do evento. Acompanhada dos dois filhos — Ester, de 2 anos, e Levi, de 7 meses —, a cabeleireira questionou: “Se uma pessoa tem fome, ela come em qualquer lugar. Por que a criança não pode receber o leite?”.

Ela é doadora de leite há dois anos e faz a doação uma vez por semana no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). “Tem muita mãe que quer amamentar, mas não tem o leite, é triste.”

Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, é observado que as mulheres que não conseguiram amamentar geralmente não tiveram apoio da família ou da sociedade. “Nós precisamos colocar na cabeça das pessoas que isso é natural. Então é uma campanha de conscientização. As pessoas precisam respeitar essas mulheres”, defendeu.

O evento na Estação Galeria é uma ação conjunta da Secretaria de Saúde com o programa Metrô Solidário.

Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado foi lançada na terça-feira (1º) em cerimônia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Na programação do mês, haverá um mamaço no sábado (5), das 15h30 às 18 horas, no Pátio Brasil Shopping, organizado pelo grupo Livre Maternagem.

De 21 a 25 de agosto, ocorrerá o Seminário de Aleitamento Materno de Brasília 2017 e, de 28 de agosto a 1° de setembro, o Curso de Aconselhamento em Amamentação.

As superintendências regionais de saúde também farão cursos de capacitação para aperfeiçoar o atendimento sobre a importância do aleitamento materno. Durante todo o mês de agosto, ocorrerão atividades em toda a rede do DF.

Confira a galeria de fotos em : https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157687136307015/with/35545801893/

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>