Estação Galeria recebe ações de incentivo ao aleitamento materno

03 ago 2017

Programação ocorreu na manhã desta quinta (3) na plataforma de metrô

Texto: Larissa Sarmento, da Agência Brasília
Fotos: Gabriel Jabur, da Agência Brasília

Uma dança com sling — carregador de bebê feito de pano — movimentou a Estação Galeria de metrô na manhã desta quinta-feira (3). A atividade integra a programação em Brasília voltada à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao Agosto Dourado — mês de incentivo ao aleitamento materno.

A doula Carina Alves Cavalcante, de 29 anos, é consultora de sling e estava entre as participantes da ação. Segundo ela, é preciso enxergar a amamentação como algo natural e não como exibicionismo. “Essas campanhas ajudam as pessoas a enxergarem que não tem problema amamentar em público.” Carina amamentou a filha Isis Cavalcante, de 2 anos, durante um ano e meio.

Entre as atividades de hoje estavam apresentação circense e exposição fotográfica. Na área de saúde, em parceria com a Faculdade Icesp, foram oferecidos aos passageiros da Companhia de Metropolitano do DF (Metrô-DF) exames gratuitos como aferição de pressão, teste de glicemia e tipagem sanguínea. O Hospital dos Olhos promoveu aferição da pressão intraocular.

Um estande com orientações sobre amamentação e com entrega de kits de doação de leite ficou montado na estação durante toda a manhã.

Keila Aparecida Ramos Lira, de 30 anos, também participou do evento. Acompanhada dos dois filhos — Ester, de 2 anos, e Levi, de 7 meses —, a cabeleireira questionou: “Se uma pessoa tem fome, ela come em qualquer lugar. Por que a criança não pode receber o leite?”.

Ela é doadora de leite há dois anos e faz a doação uma vez por semana no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). “Tem muita mãe que quer amamentar, mas não tem o leite, é triste.”

Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, é observado que as mulheres que não conseguiram amamentar geralmente não tiveram apoio da família ou da sociedade. “Nós precisamos colocar na cabeça das pessoas que isso é natural. Então é uma campanha de conscientização. As pessoas precisam respeitar essas mulheres”, defendeu.

O evento na Estação Galeria é uma ação conjunta da Secretaria de Saúde com o programa Metrô Solidário.

Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado foi lançada na terça-feira (1º) em cerimônia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Na programação do mês, haverá um mamaço no sábado (5), das 15h30 às 18 horas, no Pátio Brasil Shopping, organizado pelo grupo Livre Maternagem.

De 21 a 25 de agosto, ocorrerá o Seminário de Aleitamento Materno de Brasília 2017 e, de 28 de agosto a 1° de setembro, o Curso de Aconselhamento em Amamentação.

As superintendências regionais de saúde também farão cursos de capacitação para aperfeiçoar o atendimento sobre a importância do aleitamento materno. Durante todo o mês de agosto, ocorrerão atividades em toda a rede do DF.

Confira a galeria de fotos em : https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157687136307015/with/35545801893/