Metrô brinda usuários com noite cultural nesta quinta (4)

Metrô brinda usuários com noite cultural nesta quinta (4)
03 mai 2017

Passageiros poderão apreciar apresentações de música, teatro e literatura nas Estações Central, Furnas e Praça do Relógio

Texto: Ádamo Araujo/Agência Brasília
Foto:  Alan Schvarsberg/Divulgação

(Brasília, 03/05/2017) - A volta para casa será regada a muita arte para os passageiros das estações Central, Furnas e Praça do Relógio. Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai levar apresentações de música, teatro, dança e poesia a quem passar por essas unidades.

Conforme a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, da pasta da Cultura, as estações foram escolhidas por concentrarem grande número de passageiros, tanto como destino final, como em trânsito para outros terminais.

De acordo com o Metrô-DF, cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente pela Central, enquanto que 9 mil passam pela Praça do Relógio e outras 5 mil por Furnas. Algumas apresentações começam ainda no final da tarde e se estendem até a noite.

Na programação está, por exemplo, o projeto Aborígene: Trilhando Poesias. Trata-se de um rapper de Samambaia que leva ao palco uma proposta de mesclar hip-hop com literatura.

Outro destaque é o Pife Capital, com a banda Zé do Pife e as Juvelinas (foto), que apresenta a mescla de culturas populares.

As atividades ainda integram a programação de aniversário dos 57 anos de Brasília. De acordo com a subsecretária, elas compõem o eixo mobilidade, do chamamento público para artistas locais.

Para celebrar o aniversário da capital, transcorrido em 21 de abril, o tema definido para este ano foi Cultura, Patrimônio e Identidade.

A escolha é uma alusão aos 30 anos da data em que o projeto urbanístico de Brasília foi reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e aos 60 anos do concurso do Plano Piloto, vencido por Lucio Costa.

Foram destinados R$ 264,5 mil em recursos para as propostas, divididas em cinco eixos de atuação.

Especificamente para as apresentações de amanhã, foram investidos R$ 99.497, dos quais, 90% divididos entre os artistas, e cerca 10% destinados à montagem das estruturas.

A ação também ressalta o programa Metrô Estação Cultura, criado no ano passado para permitir as apresentações nas estações.

No próprio site da companhia (clique aqui) é possível encontrar informações para quem quiser usar os espaços para apresentações artísticas, também aceitas na forma de mostras e artes visuais, entre outras manifestações.

Estações culturais no metrô em 4 de maio

Central (Plano Piloto)

Sarau Literário Lira que Gira – 16h30
Roberto Corrêa & Badia Medeiros e Grupo Catira – 17h30
Pife Capital, com a banda Zé do Pife e as Juvelinas – 18h30

Furnas (Samambaia Sul)
Folia de Reis e Dança de Roda, com o grupo Menino Jesus de Praga, de Brazlândia – 17h30
Carriola – Teatro de Rua – 18h30
Aborígene: Trilhando Poesias – 19h30

Praça do Relógio (Taguatinga Centro)
A arte de Ler – 17h30
Macedo & Mariano – 18h30
Orquestra Percussiva Batukenjé – 19h30

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>