Metrô doa bicicletas para instituições sociais

Metrô doa bicicletas para instituições sociais
14 out 2016

Iniciativa do Metrô-DF, por meio do Programa Metrô Solidário, e da ONG Rodas da Paz, arrecada bicicletas em campanha beneficente realizada na Estação Central. A ação continua neste sábado, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto), das 10h às 18h

(Brasília, 14/10/2016) – “Doe Bicicleta” – Este é o objetivo da campanha iniciada nesta sexta-feira (14) pela Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) em parceria com a ONG Rodas da Paz. As bicicletas doadas serão entregues a instituições sociais do Distrito Federal.

“A ideia é associar a bicicleta com a mobilidade nos grandes centros urbanos”, explicou o diretor de Operação e Manutenção do Metrô, Carlos Alexandre da Cunha. Segundo ele, um por cento das pessoas utiliza a bicicleta como meio de locomoção, enquanto 30% fazem o mesmo percurso a pé.

O uso da bicicleta é incentivado pela Companhia do Metropolitano. Desde o ano passado, o último carro do trem é reservado a passageiros que usam as bikes como meio de transporte. O número é ilimitado no domingo, mas, de segunda a sexta, são permitidas cinco bicicletas por carro no horário de pico. “Além de ajudar instituições sociais, estimulamos o transporte sustentável e não poluente, assim como é o Metrô”, destacou o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

O Metrô fez a doação de cinco bicicletas que ficaram por mais de 180 dias no Setor de Achados e Perdidos, localizado na Estação Galeria. “Estamos fazendo a nossa parte e queremos incentivar que a população também contribua, procurando a ONG durante todo o ano para esse tipo de doação”, afirmou Dourado.

Para o coordenador do projeto “Doe Bicicleta” da ONG Rodas da Paz, Rafael Dorneles, a doação para as pessoas mais carentes permite o acesso a outros direitos sociais além do transporte público. “A bicicleta associada a outros meios de locomoção, como o Metrô, pode inserir o cidadão com mais facilidade na sociedade, já que o tempo gasto no percurso é menor’, disse.

A iniciativa, em parceria com o programa Metrô Solidário, e a ONG Rodas da Paz, continua neste sábado, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto).

Doe Bicicleta
Há mais de 10 anos, a ONG Rodas da Paz promove a Campanha “Doe Bicicleta”. Cerca de 5 mil bikes já passaram pelo projeto. Após serem recuperadas, as bicicletas doadas são destinadas a uma série de ações sociais. Parte das doações é voltada para atender aos alunos da área rural e a instituições sociais diversas; outra parte é encaminhada, no final do ano, para os Correios, que procuram atender às cartas enviadas ao Papai Noel. Algumas bikes já tiveram suas peças aproveitadas para a criação de bicicletas adaptadas a pessoas com deficiência e outras ainda são utilizadas em projetos de geração de renda, como em cursos de mecânica básica oferecidos a comunidades carentes. A cada ano, cerca de 500 bicicletas têm sido arrecadadas, consertadas e distribuídas.

Mais informações: http://www.rodasdapaz.org.br/projetos/doe-bicicleta/

Serviço:
Campanha “Doe Bicicleta”
Pontos de recolhimento:
15/10 – Estação Central – 10h às 18h

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>