Mês da Criança no DF tem campanha de doação de brinquedos

Mês da Criança no DF tem campanha de doação de brinquedos
10 out 2016

Ação foi lançada nesta segunda (10) e entregas também podem ser feitas nas estações Central, Galeria, Shopping, Feira, Arniqueiras, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Samambaia e no Complexo Administrativo Operacional do Metrô (CAO), em Águas Claras, até 4 de novembro. Na ocasião, também foi apresentado o Criança Candanga, programa de acompanhamento das políticas públicas para a infância.  

Texto: Maryna Lacerda, da Agência Brasília
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

(Brasília, 10/10/2016) - Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de defesa dos direitos infantis, o governo de Brasília lançou, nesta segunda-feira (10), na Residência Oficial de Águas Claras, o Mês da Criança. Na programação, a sociedade será incentivada, em outubro, a se engajar em ações de proteção da infância.

A colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, o governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, fizeram a entrega simbólica de brinquedo ao estudante Rafael Alexandre dos Reis, do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Juscelino Kubitschek, do Núcleo Bandeirante.

A primeira delas é a campanha de doação de brinquedos para menores de instituições cadastradas no Banco de Alimentos da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).  O tema da campanha é Direito de ser criança, direito de ser feliz, e as entregas podem ser feitas até 4 de novembro, em pontos de distribuição em toda a cidade.

Criança Candanga
No evento, foi feita também a pré-apresentação do programa Criança Candanga, que tem a proposta de articular as diversas políticas públicas para a infância nas áreas de educação, mobilidade, saúde e segurança, entre outras.

O projeto também propõe o abatimento de parte do imposto de renda devido de empresas para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal. A proposta está em fase de elaboração e deve ser lançada em breve.

O estabelecimento de parcerias entre setor público e sociedade fortalece a estrutura de atenção à infância já estabelecida no âmbito distrital, de acordo com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Todos unidos vamos conseguir enfrentar o desafio de construir uma infância melhor. Isso é uma prioridade do nosso governo”, afirma.

A campanha de arrecadação de brinquedos representa o compromisso de toda a população com o fortalecimento do direito básico à brincadeira. “Todos nós somos guardiões da infância, somos responsáveis pelas crianças da cidade”, defende a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg.

Durante o evento, o governador, Márcia Rollemberg e o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, fizeram a entrega simbólica de brinquedo ao estudante Rafael Alexandre dos Reis, do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Juscelino Kubitschek, do Núcleo Bandeirante.

Dar condições para os pequenos brincarem é também investir em aprendizado, destaca a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Perla Ribeiro. “A brincadeira traz o desenvolvimento cognitivo. Para isso, deve-se observar a faixa etária.”

Entre as atividades previstas para o mês está a Semana do Bebê, de 18 a 28 de outubro, com o tema O bebê sujeito de direitos. A programação inclui seminários, palestras, oficinas, exibição de filmes, debates, carreatas e um “mamaço” (grupo de mulheres amamentando em público).

Pontos de coletas de brinquedos
Os interessados podem procurar os pontos de coleta nos batalhões da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros, nas administrações regionais, nos conselhos tutelares.

Também vão recolher brinquedos: o Banco de Brasília (BRB), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), as viações TCB, Pioneira e Piracicabana, os Escoteiros do Brasil e a Federação Espírita Brasileira.

São parceiras na atividade as Secretarias da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; do Esporte, Turismo e Lazer; de Justiça e Cidadania; de Mobilidade e das Cidades, além da Casa Militar e da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).

Veja endereços de locais de coleta de brinquedos.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>