Por um mundo melhor

Por um mundo melhor
23 set 2016

Metrô lança campanha para incentivar as boas práticas dentro do sistema metroviário

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF

(Brasília, 23/9/2016) –  Em tempos de guerra, solidariedade é a grande arma. Em tempos de ódio, um aceno de delicadeza vira alento. Esperança concreta. Em tempos de intolerância, um gesto de compreensão pode mudar uma vida. O Metrô-DF, ciente de que pequenas mudanças transformam grandes e arraigados hábitos, tem se dedicado a pelo menos tentar transformar o dia a dia das pessoas que embarcam e desembarcam nos seus trens.

Nesta segunda-feira, às 10h30, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto), a empresa lança a campanha Boas Práticas Começam com Você, para incentivar os usuários à pratica do bem, que, internamente, todos carregam. Grandes painéis foram espalhados por todas as estações, dentro dos trens e também circularão na TV Minuto – compartilhadas em todos os carros.

Com a campanha, visando sempre estar ou se ver no lugar do outro, o Metrô-DF pede ao usuário que preste atenção na suas bolsas e mochilas – carregá-las sempre à frente – para que não esbarrem nos outros usuários.

Convite-Inauguracao-Boas-Praticas-2

No elevador, que dê preferência ao usuário com algum tipo de necessidade especial. Foram instalados adesivos vermelhos avisando sobre a exclusividade. O uso inadequado e o excesso de peso acabam danificando o equipamento, prejudicando o atendimento àqueles que mais necessitam dele. E se estiver sem pressa, atenção: libere a faixa da esquerda da escada rolante para quem precisar andar mais rápido.

Prestar atenção ao som que ouve, para não incomodar quem está ao lado. E, dentro do trem, saber que os assentos preferenciais são destinados a quem realmente precisa: pessoas com deficiência, gestantes e idosos. Isso é mais do que educação. É um dos maiores gestos de cidadania.

Um dos tópicos da campanha, o que desencadeou a onda da corrente do bem no Metrô-DF, é Não pegue nada que não for seu. Esse pode ser o começo de uma mudança interna. Pegar apenas o que lhe pertence. O que não é seu tem dono.  Se achou alguma coisa, entregue a um funcionário da estação ou deixe no Achados e Perdidos do Metrô, na Estação Galeria. Nada que não é seu deve ficar com você. Isso é princípio de honestidade em tempos de um país tão desonesto e desacreditado.

Todos juntos por um mundo e pessoas melhores.  Esse é um exercício diário de cidadania.  É se enxergar verdadeiramente no outro. E só se respeita o outro quando se entende que o outro, aquele que está à nossa frente, pode ser um de nós. Quando se chega a esse nível de percepção e entendimento, toda e qualquer campanha sempre dará certo. E deixará marcas muito positivas.

Serviço:
Lançamento da campanha Boas Práticas Começam com Você
Data: 26/9/2016 (Segunda-feira)
Horário: 10h30
Local: Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>