Mamaço com gosto de vida

16 set 2016

Movimento reunirá 40 mulheres, na Estação Terminal Samambaia, na manhã desta segunda (19). Ideia é incentivar a amamentação em qualquer lugar e diminuir preconceito. Iniciativa conta com o apoio do Metrô-DF, por meio do Programa Metrô Solidário

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF
Foto: Divulgação/Coordenação AM BLH SESDF

(Brasília, 16/9/2016) - Amamentar em público não é feio nem vergonhoso. Pelo contrário. É vida. Vida em leite. E é essa a mensagem que a Secretaria de Saúde, em parceria com os Bancos de Leite do DF e Postos de Coleta, quer passar para a sociedade de uma forma geral, com o apoio do Metrô-DF, por meio do Programa Metrô Solidário.

E aí, quando uma boa ideia surge e um monte de gente entende e topa participar, o caminho é sempre mais fácil. Não há forma melhor de quebrar qualquer tipo de preconceito.

Nesta segunda (19), às 10h, na Estação Terminal Samambaia, um grupo de 40 mulheres doadoras – dos bancos de leite de Recanto das Emas, Samambaia e Águas Claras – estará lá, com seus filhos incentivando a amamentação.  Será um mamaço.  Quarenta mães dizendo que não há nada mais sagrado do que aquele alimento, que sacia a fome e garante a vida.

“É um movimento para conscientizar a população sobre a amamentação e dizer que todo lugar é possível amamentar. Até numa estação de metrô, enquanto espera o trem”, explica a coordenadora geral dos Bancos de Leite do DF, Miriam Santos.

O Mamaço será a abertura para a campanha Incentive a Vida, que arrecadará frascos de vidros com tampa de plástico (maionese, café solúvel etc) para os bancos de leite do DF. A campanha vai durar de 19 a 30/9. Qualquer pessoa que quiser participar pode deixar o seu recipiente em uma das cinco estações, que terão depósitos para recolhimentos: Central, Águas Claras, Relógio, Terminal Samambaia e Ceilândia Centro.

tela_doacao_leitematerno
Para saber mais
A expressão “Mamaço” surgiu na França, em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional e, que originou depois, a Associação Colegiada “La Grande Téttée”.

Aqui no Brasil, em 2012, na comemoração da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, o grupo Aleitamento Materno Solidário (AMS Brasil) lançou o desafio para as mães amamentarem os seus bebês, ao mesmo tempo, reunindo assim, todas as mães da Comunidade AMS em todo Brasil e mães brasileiras pelo mundo.

E o desafio passa a ser um grande sucesso. Com mais de 50 cidades participantes e milhares de pessoas envolvidas em todo Brasil e no Mundo, A Hora do Mamaço, neste ano, chega à sua quarta edição.

Uma das conquistas mais importantes desses eventos foi a contribuição para a aprovação da Lei nº 414/2015, que impede que estabelecimentos impeçam mulheres de amamentar em público.

Serviço:
Mamaço