Semana de Comemoração da Pessoa com Deficiência começa nesta segunda (19)

Semana de Comemoração da Pessoa com Deficiência começa nesta segunda (19)
16 set 2016

Inauguração da Estação Cidadania, na 112 Sul, passeios monitorados e palestras com atletas paralímpicos estão na agenda das atividades

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF
Foto: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF

(Brasília, 16/9/2016) - Nesta segunda (19), o Metrô-DF, por meio do Programa Metrô Solidário, dará início à Semana de Comemoração da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coddede-DF) e a Promoção de Diretos das Pessoas Deficiência (Promodef), ligados à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

A série de atividades vai até sexta (23) e contará com palestras, exposições e passeios monitorados. Na segunda, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, haverá a inauguração da Estação Cidadania (112 Sul), que já foi chamada de Estação do Cidadão, e onde se concentram os serviços do GDF voltados às pessoas com deficiência e pessoas idosas.

Na ocasião, será assinada a regulamentação do Coddede-DF. A Estação Cidadania, completamente acessível e ligada ao principal modal de transporte público do DF, oferecerá os serviços de passe-livre (parceria com o DF-Trans), central de interpretação de Libras, central de apoio ao cego, agência do trabalhador e balcão de empregos e cadastramento junto à Codhab (exclusivamente para pessoas com deficiência).

A pessoa idosa pode encontrar atendimento psicológico e jurídico, no Conselho dos Direitos do Idoso do DF. Na quarta (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, terá um passeio monitorado com crianças da Escola Classe 416 Sul e da Escola Classe 3, do Guará. Na Estação Cidadania, as crianças vão participar de palestra lúdica com a presença de atletas paralímpicos. Estará presente o empregado do Metrô-DF, ex-atleta paralímpico e medalhista de ouro na Olimpíada de Pequim (modalidade vôlei sentado), Cláudio Irineu da Silva.

Para saber mais
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

O dia é comemorado e lembrado todos os anos em todos os estados. Serve como reflexão e busca por novos caminhos na luta por inclusão social.  Segundo o IBGE, 14,5%  da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988, e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, para que essas leis saiam do papel, para garantir igualdade para todos os cidadãos.

Serviço:
Semana de Comemoração da Pessoa com Deficiência
Segunda-feira, 19 de setembro
Horário: 10h
Local: Estação Cidadania (112 Sul)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>