A pesada missão de levantar o trem

A pesada missão de levantar o trem
19 jul 2016

Corpo de Bombeiros do DF realiza prova do curso de especialização do Grupo de Buscas e Salvamento, onde um carro de um trem, de 40 toneladas, é levantado por almofadas pneumáticas. Ação foi realizada no Pátio Águas Claras do Metrô-DF

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF
Fotos: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF

(Brasília, 19/07/2016) – Foi pesado. Muito pesado Mas as almofadas pneumáticas (ou clindros de resgate, como também são chamados) não decepcionaram. E levantaram as 40 toneladas do trem. Assim, foi realizada mais uma prova do curso de especialização do Grupo de Buscas e Salvamento do Corpo de Bombeiros do DF.

Na tarde de ontem, 16 alunos, entre soldados, cabos, sargentos e tenentes, enfrentaram mais uma tarefa. Desta vez, no Pátio de Manutenção de Águas Claras. A missão era colocar duas almofadas sob o trem, amparadas e ajustadas por pedaços de madeira, e injetar ar comprimido. É o treinamento adotado para elevação de cargas, feitos em caminhões e  carretas.

Depois de tudo ajustado, hora de levantar o trem, com estabilidade, sem que ele pendesse para qualquer lado. Esse era o grande desafio. E o maior perigo. Tudo certo, equipamentos ajustados, começou o trabalho, que durou – desde início de todo o processo – cerca de duas horas.

E o trem, com a atenção de cada bombeiro no seu trabalho, foi suspenso por 6cm. Missão cumprida.

Confira a galeria de fotos:
A pesada missão de levantar o trem

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>