Empregados do Metrô-DF começam pós em Gestão de Negócios

25 abr 2016

O curso começa nesta segunda (25) e terá duração de 14 meses, com carga horária de 360 horas e aulas presenciais e a distância

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF
Foto: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF

(Brasília, 22/04/2016) - Sete empregados do Metrô-DF foram aprovados para o curso de especialização em Gestão de Negócios, do Instituto de Transporte e Logística (ITL), em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senat) e com a Fundação Dom Cabral (FDC).  O curso será todo custeado com uma bolsa integral da ANPTrilhos.

A especialização tem como finalidade capacitar gerentes e executivos da empresas de transporte e logísticas nas mais modernas técnicas de gestão e negócios, desenvolvendo as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo.

O curso vai trabalhar a visão sistêmica nas organizações, identificando os aspectos fundamentais para o desenvolvimento de equipes e alta performance operacional. Tem valor de uma pós-graduação e se destina, prioritariamente, a profissionais  das empresas de transportes de cargas e passageiros, dos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, filiadas às Federações e Associações que integram o Sistema da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

O curso, que tem duração de 14 meses, começa nesta segunda (25/04), com carga horária total de 360 horas. Vinte por cento do total dessa carga serão ministradas a distância (72 horas) e 80% (288 horas) em encontros presenciais. Os encontros presenciais serão realizados bimestralmente, durante cinco dias consecutivos, das 8h às 18h.

O curso foi estruturado em quatro módulos e várias disciplinas. Em um deles, no Módulo Dimensões do Indivíduo nas Organizações, serão estudadas as seguintes disciplinas: Plano de desenvolvimento individual; o Indivíduo na organização; Desenvolvimento de equipes e Ser ético.

Mudança na cultura
No módulo Visão Sistêmica, serão abordadas a Visão Integrada da gestão; Organização e modelos de gestão; Modelo de gestão orientado para resultados e Gestão de performance operacional.

Os alunos também farão disciplinas com enfoque em Gestão de processos; Gestão estratégica de pessoas; Liderança baseadas em valores; Gestão de comunicação e Gestão da mudança e da cultura organizacional.

Para encerrar o curso e tudo que os alunos aprenderam, será a vez de mostrar que realmente aprenderam. No Projeto Aplicativo – que é o trabalho de conclusão do curso de pós-graduação — eles terão a oportunidade de aplicar os conceitos em situações reais de gestão. Será a oportunidade de aprofundar o que assimilou em um tema de seu interesse.
O participante terá que obter uma freqüência mínina de 75% e aprovação com pontuação mínina de 70 pontos. Quem não tiver a freqüência e a pontuação míninas, em qualquer disciplina, terá que realizar a reposição, arcando com os próprios custos.

Um dos inscritos na pós-graduação, Diego Mondini de Souza, de 30 anos e há 10 na empresas, está empolgado com o curso. “Será a minha segunda pós. É a oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiência”, diz. Lotado na Divisão de Recursos Materiais, formado em Sistema de Informação, Diego diz estar preparado para a carga horária puxada de toda a duração do curso. “Vai ser pesado, mas a chefia está ciente e isso vai me ajuda a conciliar as duas coisas”.

Para Eliane da Silva Messias, de 30 anos, formada em Direito, a pós-graduação em Gestão em Negócios, terá tudo a ver com a área em que atua na Diretoria Financeira e Comercial. “Será um investimento em mim e na empresa. Tudo que aprender aplicarei no meu trabalho no Metrô-DF”. E ela sabe que conciliar o trabalho com o curso será puxado. “A semana em que estiver fora,  sei que, na volta, o trabalho será dobrado, mas estou pronta. Será um investimento.”

Participantes:
Eliane da Silva Messias
Giovanni Quirino de Freitas
José Natanael Martins Taumaturgo
Mônica Leite de Oliveira
Victor Mafra Pelanda
Camila Alencar Gomes
Diego Mondini de Souza

Mais informações:
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
E-mail: imprensa.metrodf@gmail.com
Telefone: (61) 3353-7077/9285-7346