A que horas o trem passará? Agora, basta olhar para o painel

A que horas o trem passará? Agora, basta olhar para o painel
20 abr 2016

Depois da Estação Arniqueiras, até o final do ano, o Metrô deverá instalar os painéis em mais nove estações com maior número de usuários

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF
Foto: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF

(Brasília, 20/04/2016) – A partir desta quarta-feira (20/04), quem  embarcar em Arniqueiras, com destino a Ceilândia ou  Samambaia, poderá saber exatamente a que horas o seu trem vai chegar ao local.  Ainda em fase de teste, um painel com destino dos trens foi instalado, primeiramente, na plataforma da Estação Arniqueiras  — a segunda estação com maior fluxo de usuários entre as 24 de todo o sistema, com 10,5 mil usuários/dia.

Até o final do ano, o Metrô deverá instalar os painéis em mais nove estações com maior número de usuários: Central, Galeria, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro e Furnas. No ano que vem, também será possível acompanhar os sistema por meio de aplicativos nos celulares e tablets.

A medida é uma demanda antiga dos usuários do sistema metroviário, que transporta diariamente cerca de 170 mil usuários. O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, afirma que essa tecnologia existe em vários metrôs no mundo. “O usuário poderá se programar melhor ao saber o horário em que o trem chega à estação. Essa modernização no painel de destino dos trens era necessária  porque temos, cada vez mais, aumento da demanda pelo sistema. E nossa pesquisa aponta que o usuário quer, prioritariamente, tempo, segurança e conforto”, enumerou.

Ele também acrescentou, durante a solenidade de inauguração, às 10h30 desta quarta: “O Metrô-DF é a primeira empresa no Brasil a desenvolver todo o sistema de sinalização on line a custo zero. Se fôssemos ter que importar tecnologia, teríamos que gastar algo em torno de R$ 3 a 4 milhões. Nossa despesa será apenas na compra dos painéis, em torno de R$ 50 a 60 mil por estação”.

Pedra fundamental
No lançamento, o controlador Leonardo Moy, responsável pelo desenvolvimento do projeto, disse que essa é “a pedra fundamental” do sistema de modernização do Metrô-DF, que passará por três etapas. Em seguida, o administrador de Águas Claras, Valdeci Machado, reconheceu: “É o primeiro presente à cidade de Águas Claras, que faz aniversário no dia 6 de maio. É um presente à população”.

Encerrando a solenidade de inauguração do painel, o diretor do DF-Trans, Léo Carlos Cruz, parabenizou a equipe do Metrô pelo trabalho realizado e ressaltou que isso representará mais qualidade do serviço prestado ao usuário.

Assistindo a tudo de longe, Henny Aquino Brito, de 34 anos, esperava o seu trem com destino a Taguatinga Sul, onde mora. “Saí de uma consulta agora e, quando cheguei aqui e vi o painel, fiquei muito surpresa com esse sistema de informação. Vai facilitar e muito a vida da gente. Hoje em dia, tempo é ouro”, comemorou a atendente de telemarketing.

Que venha a próxima viagem. Daqui a quanto tempo? O painel vai informar com precisão o tempo que falta. Cuidado para não perder o trem.

Mais informações:

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
E-mail: imprensa.metrodf@gmail.com
Telefone: (61) 3353-7077/9285-7346

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>