Reggae tocado no melhor do vinil. Vai resistir?

Ritmos da  Jamaica vão dar o tom no Projeto Estação Metrô Cultura
31 mar 2016

 

Grupo Upreto Soundsystem, que toca o melhor do reggae e de outros ritmos  da Jamaica, vai se apresentar no Projeto Estação Metrô Cultura, pela primeira vez, nesta sexta (o1/04)

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF
Foto: Divulgação/Grupo Soundsystem

O movimento começou na Jamaica, lá nos anos 1950. Bastavam uma caixa de som e alguns discos. As pessoas se aproximavam e logo a música invadia a alma e o coração de quem por perto estava. E a dança, no meio da rua, pedia licença para invadir as ruas.

Chegaram os anos 1970. Jamaicanos imigraram para a Europa.  Nos guetos ingleses, o movimento – que começava a conquistar o mundo – foi batizado de  Soundsystem. Nunca mais parou de invadir as ruas.

Em São Paulo, no começo dos anos 2000, Fábio Oliveira teve contato com o movimento. Em Curitiba, para onde foi fazer faculdade de História, vieram as primeiras festas. Ele levava os discos e as caixas de som. A música não tinha hora pra terminar.

Tempos depois, no Uruguai, onde começou uma pós-graduação em Antropologia, Fábio teve contato com um famoso seletor (aquele que seleciona e coloca os vinis para tocar – diferente dos DJs, que cantam e trabalham basicamente com CD´s) que arrebentava nas festas de Soundsystem. A essência é a música jamaicana. E o reggae é o carro-chefe de todo o som que rola nas festas.

Há dois anos, Fábio veio morar em Brasília. Aqui, conheceu o também seletor Antônio Carlos (que assina Antony C., de 21 anos). Juntos, formaram o Grupo Upreto Soundsystem — que prioriza as músicas que abordam o combate ao racismo e à escravidão.

Visibilidade

A dupla começou a fazer festas em bares e alguns outros lugares alternativos. “Mas está cada vez mais complicado tocar em Brasília. Estão cerceando todos os espaços”, reclama Fábio, que adotou Bionfá como nome artístico.

Por isso, nesta sexta (01/04), o Grupo Upreto Soundsystem  tocará no Projeto Estação Cultura, pela primeira vez. “Estamos com uma grande expectativa. Tocar numa estação de metrô é sempre um bom momento para a visibilidade do nosso trabalho”, diz Bionfá.

Quem passar pela Estação Central (na Rodoviária do Plano Piloto), a partir das 17h, vai ouvir o melhor da música jamaicana. E certamente o melhor do reggae tocado nos bons e ancestrais vinis. Você não ficará arrependido se perder a hora. A viagem pode esperar um bocadinho. Há sempre um próximo trem.

 

SERVIÇO:
Estação Metrô Cultura – Apresentação Do Grupo UPreto Soundsystem
Estação Central do Metrô – Rodoviária do Plano Piloto
Horário: Sexta-feira (01/04), das 17h às 18h

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>