Mulheres com deficiência têm evento na estação de metrô da 112 Sul na quinta (17)

Mulheres com deficiência têm evento na estação de metrô da 112 Sul na quinta (17)
14 mar 2016

Márcia de Araújo (foto) é uma das idealizadoras de coletivo que reúne 60 representantes de várias regiões administrativas de Brasília

Texto: Dayane Oliveira/Agência Brasília
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

(Brasília, 14/03/2016) - Ex-auxiliar de serviços gerais, Márcia de Araújo, de 35 anos, perdeu as duas pernas devido a uma trombose aos 32 anos. Ela conta que o processo de adaptação foi difícil. Durante dois anos, não sentia vontade de sair de casa, de ver os amigos, nem mesmo a própria família, e não aceitava a nova condição física. “Comecei a sair só há mais ou menos três meses, por causa do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Distrito Federal”, relata a dona de casa.

O coletivo a que Márcia se refere é um movimento social, iniciado em meados de janeiro, que busca fortalecer o público feminino com deficiência. Também se propõe a lutar contra qualquer forma de violência, pela acessibilidade e pelo direito à autonomia e à dignidade. A dona de casa é uma das idealizadoras. “O objetivo é expandir, divulgar o nosso trabalho, tirar as pessoas de casa para lutarmos pelos nossos direitos”, acrescenta. Participam dele 60 representantes — com deficiência ou mães de pessoas com deficiência — de várias regiões administrativas de Brasília.

Atrações
Na quinta-feira (17), das 13 às 18 horas, o grupo promoverá diversas atividades na estação do metrô da 112 Sul. Estão previstos debate, desfile fashion inclusivo, apresentações artísticas, exposição de arte e de artesanato. Aberto à população, o evento faz parte da programação oficial do governo de Brasília, sob o lema “Vozes de Todas as Mulheres”, para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Para o coordenador de Promoção de Direitos de Pessoas com Deficiência, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Paulo Beck, a estação é ideal para as atividades. “Aqui temos diversos atendimentos a pessoas com deficiência, ambiente acessível, auditório e podemos dialogar com a população que passa”, resume.

Veja o calendário das comemorações do governo de Brasília para o Dia Internacional da Mulher.

Comemoração do Dia Internacional da Mulher
Promoção do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Distrito Federal
Data: 17 de março (quinta-feira)
Horário: das 13 às 18 horas
Local: Estação de metrô da 112 Sul

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>