E no meio do caminho havia um monte de surpresas

E no meio do caminho havia um monte de surpresas
10 mar 2016

Feira de artesanato, dança do ventre, performance teatral e leitura de poesia no trem. Assim o Metrô-DF comemorou, nesta quinta (3), o Dia Internacional da Mulher

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF
Fotos: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF

(Brasília, 08/03/2016) - E no meio do vaivém, havia um grupo de alunos do Teatro Dulcina representando a mulher oprimida. E lhe dizendo que, ao menor sinal de violência, ela pode denunciar e pedir ajuda. No meio do vaivém, as pessoas paravam para assistir à encenação. De repente, no mesmo lugar, duas mulheres e a sua sensual dança do ventre. Mais gente parando para entender tudo aquilo. E, ainda no meio do vaivém, uma feira de artesanato, com 30 artesãs e os seus melhores trabalhos expostos.

Que lugar é esse onde um monte de gente faz um monte de coisas e tantas outras gentes param para ver tanta surpresa no meio do caminho? É a Estação Central do Metrô de Brasília, nesta terça-feira, no Dia Internacional da Mulher, que movimentou a Rodoviária do Plano Piloto.

Essa foi a homenagem que o Metrô fez a todas a mulheres do DF. E encantou quem passou pelo local. A auxiliar de serviços gerais Maria da Cruz Nepomuceno, de 37 anos, que trabalha ali por meio de uma empresa terceirizada, esqueceu um pouco a vassoura e foi assistir às performances dos alunos da Faculdade Dulcina. Depois, encantou-se com a dança do ventre do Studio Zahra. “Eu gosto de ver coisa bonita. Isso ajuda esquecer o dia a dia. Faz a gente sonhar”, ela diz.

Durante todo o dia, a Estação Central esteve movimentada. Os usuários do Metrô, mesmo na pressa, paravam para dar uma espiadinha. Alguns fotografaram. E muitas, muitas selfies. As artesãs comemoram as vendas. “Todo mundo sonha mostrar o seu trabalho onde todo mundo passa. Aqui é a melhor vitrine”, vibrou Idalete Silva, pela primeira vez expondo na Estação Central. “Espero que seja a primeira de muitas exposições por aqui.”

Poesia
Perto das 16h, a escritora e atriz Cristiane Sobral – moradora do Núcleo Bandeirante, 41 anos, casada, dois filhos, formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília — embarcou num trem na Estação Central da Rodoviária. Levava uma boneca e livros, muitos livros e a cabeça cheia de boas ideias. A viagem ia render.

No carro feminino, ela foi levar uma mensagem para as usuárias. A boneca serviu como personagem para a sua performance. E a palavra trouxe emoção às mulheres que viajavam naquele carro. A cara de suepresa era bem visível.

“É importante colocar poesia nesses espaços. Poesia leva à reflexão e, de alguma forma, faz despertar”, reflete Cristiane. No trem, a escritora leu seus poemas e fez a viagem daquelas mulheres ficar mais divertida. E absolutamente inusitada.

O evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher desta terça, na Estação Central do Metrô, foi uma junção de forças da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal – por meio da Unidade de Gestão de Lazer e Artesanato – e pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Estiveram na Estação Central, o governador Rodrigo Rollemberg e primeira-dama, Márcia Rollemberg, o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Joe Valle e o secretário de Turismo do DF, Jayme Recena, além do presidente do Metrô, Marcelo Dourado.

Com a vassoura na mão, assistindo às performances, Maria Da Cruz, a faxineira da Estação, esqueceu-se um pouco do tempo. E se encantou com a beleza da dança do ventre das duas mulheres. Só por isso, pelo sorriso de Maria da Cruz, toda essa ação já teria valido a pena. Afinal, o dia era dela. Especialmente dela.

Mais informações:
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
E-mail: imprensa.metrodf@gmail.com
Telefone: (61) 3353-7077/9285-7346

Confira a galeria de fotos:
E no meio do caminho havia um monte de surpresas
 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>