Autorizados estudos para construção de metrô na Asa Norte e do VLT Monumental

Autorizados estudos para construção de metrô na Asa Norte e do VLT Monumental
16 dez 2015

Outra análise liberada nesta quarta-feira (16) pelo governador de Brasília e o ministro das Cidades foi a do Trecho 1 do Veículo Leve sobre Trilhos da W3

Texto: Jade Abreu/Agência Brasília
Foto: Bruno Peres / Min. Cidades

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinaram nesta quarta-feira (16) autorização para contratar estudo para desenvolver a Linha 2 do metrô, que passará na Asa Norte. Uma segunda análise liberada hoje foi a da criação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que circulará da antiga Rodoferroviária à Rodoviária do Plano Piloto, passando pela Esplanada. Será o chamado VLT Monumental. Ambos os estudos estão orçados em R$ 77 milhões.

Outra contratação que também será licitada — no valor de R$ 26 milhões — é para elaborar estudos e projetos básico e funcional do Trecho 1 do VLT da W3. A proposta está prevista no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana do Distrito Federal. A solenidade de assinatura das autorizações ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti. Os recursos para os três estudos — para a Linha 2 do metrô, o VLT Monumental e o Trecho 1 do VLT da W3 — virão do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) da Mobilidade, do governo federal.

Edital
No documento assinado pelo governador está prevista ainda uma avaliação para o desenvolvimento desses modelos de transporte. De acordo com o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, no fim de janeiro de 2016 deverá ser aberto edital para a contratação dos estudos. Dourado estima que sejam concluídos em 12 a 16 meses.

Aguarde mais informações.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>