Fotografias da vida

Fotografias da vida
25 nov 2015

Exposição feita por jovens soropositivos abrirá o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS, no Museu da República. No mesmo dia, parte do trabalho estará na Estação Central do Metrô-DF

Texto: Marcelo Abreu/Ascom/Metrô-DF
Fotos: Divulgação/Instituto Bogéa de Educação e Música

Será mais do que uma amostra de fotos e recortes. É uma comemoração da vida. Um gol de placa contra o preconceito e a discriminação. E a certeza da capacidade de prosseguir, mesmo diante do imponderável. A exposição de fotografias Positivo na Lata: Revelando Vidas vai mostrar isso. E não podia ser no dia mais adequado: primeiro de dezembro, Dia Mundial do Combate ao HIV/AIDS.

2

O trabalho é o resultado das aulas de capacitação profissional em fotografia que o Instituto Bogéa de Educação e Música (IBEM), com o patrocínio da Caixa Seguradora, possibilitou a 100 jovens e adultos vivendo e convivendo com HIV/AIDS. São jovens de Brasília, do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Eles aprenderam do método analógico de fotografar – fotolata – até as técnicas da era digital. O resultado disso são 30 fotos extremamente delicadas, com a visão muito particular de quem as tirou. É o olho de quem tem HIV diante da vida, das possibilidades de futuro e dos novos rumos.

Neste mesmo dia, na Estação Central do Metrô (Rodoviária do Plano Piloto), uma outra parte deste mesmo trabalho estará exposto. Alguns dos ensaios dos alunos de Brasília e do Rio de Janeiro foram realizados pelas estações e em viagens nos trens. Os usuários terão o privilégio de conferir 20 fotos.

9

Na abertura da exposição, no Museu Nacional da República, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS/Brasil) fará uma explanação sobre a epidemia mundial e vai convocar todo mundo ali presente para lutar por infecção zero, morte relacionada à AIDS zero e, sobretudo, zero discriminação.

Na cerimônia, a cantora Vanessa Camargo receberá da UNAIDS Brasil o título de Embaixadora da Boa Vontade. A missão lhe confere o engajamento na luta em favor da causa. Os alunos que participaram do projeto – do Rio, Brasília e Belo Horizonte – estarão presentes.

23

Eles são os maiores protagonistas de toda a exposição. Os principais convidados deste 1º de dezembro. E vão, mais uma vez, diante de suas fotografias expostas, comprovar que o melhor combate ao HIV é a informação.

Serviço
Exposição Nacional de Fotografia Positivo na Lata: Revelando a vida
Data: 1º de dezembro, às 19h – Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS
Local: Museu Nacional da República e Estação Central do Metrô-DF
Contato: (61) 3366-3522/8101-8608

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>