Mais de 300 pessoas doam cabelo para mulheres vítimas de câncer

Mais de 300 pessoas doam cabelo para mulheres vítimas de câncer
28 out 2015

Campanha “Corte e Compatilhe! realizada pelo Metrô-DF arrecadou mechas para a fabricação de perucas

Texto: Murilo Caldas/Ascom/Metrô-DF
Fotos: Paulo Barros/Ascom/Metrô-DF

Mais de 300 pessoas doaram cabelos na campanha Corte e Compartilhe!, realizada nos dias 19, 20, 26 e 27, pelo Metrô-DF. As mechas serão transformadas em perucas e entregues a pacientes com câncer de mama do Hospital de Base de Brasília. A ação, que fez parte do Outubro Rosa, foi realizada por meio de uma parceria com o Centro de Formação Profissional Hélio e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília.

A adesão dos usuários do transporte público foi tanta que, no penultimo dia (26), foi preciso distribuir senhas para o dia seguinte (27). A noite de encerramento, nesta terça-feira (27), contou a presença da primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg, e outros apoiadores como a atriz Maria Paula. “Eu vim aqui para aplaudir à iniciativa, aos profissionais que estão fazendo esse trabalho, e, principalmente, aos heróis e heroínas que estão aqui, voluntariamente, doando seus cabelos”, disse a atriz.

A coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Darcy Ribeiro, explica que cada peruca precisa de, em média, dois cabelos para ser confeccionada. A oficina de produção das perucas fica na casa de uma das voluntárias, em Taguatinga. O trabalho é artesanal e leva tempo para tecer cada peruca, fio por fio, na telinha que vem de São Paulo. Por isso, a previsão é que a próxima doação, fruto desta campanha, seja feita em meados de dezembro.

Todo o trabalho da Rede é voluntário. São pessoas que dedicam todos os dias para auxiliar o hospital naquilo que ele não faz. “De dois em dois meses nós distribuímos cerca de 40 a 50 perucas no corredor 5 do Hospital de Base, mas precisamos ter sempre perucas guardadas em estoque, para atenter prontamente às pacientes que iniciam o tratamento e perdem os cabelos”, explica Darcy.

Energia positiva
De acordo com o responsável pela coleta, o cabeleireiro Hélio Nakanishi, o saldo foi positivo não só pelo montante arrecadado, mas pela energia positiva que a doação propicia. “Vi toda a minha equipe mobilizada para deixar as doadoras mais bonitas. A disponibilidade deles e de todos esses doadores gera uma sinergia muito boa. Isso, para nós, é o mais gratificante!”.

E não foram só as mulheres mulheres que aderiram à causa e decidiram doar os cabelos. O estudante de letras japonês na UnB, João Paulo Santos, de 21 anos, mora em Santa Maria e raramente utiliza o metrô. Mas se sentiu motivado a doar parte dos longos cachos, acumulados durante quatro anos, ao ser avisado pela namorada sobre a campanha que viu nas redes sociais. “Eu já estava pensando em cortar e, quando soube da campanha, só vi vantagem. Eu faço uma coisa que quero e ainda ajudo outra pessoa a melhorar a autoestima”.

Mais informações:
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)
Assessoria de Comunicação
Telefones: // 9285-7346

Confira a nossa galeria de fotos
Encerramento da campanha "Corte & Compartilhe"

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>